Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    92% do mercado financeiro acredita que marco fiscal será aprovado no Congresso, diz pesquisa Quaest

    Ainda sobre política fiscal, 87% dos agentes não acreditam que as medidas adotadas pelo governo neste quesito vão gerar sustentabilidade da dívida pública

    Prédio do Congresso Nacional, em Brasília
    Prédio do Congresso Nacional, em Brasília Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

    Da CNN

    São Paulo

    pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostrou que 92% do mercado financeiro acredita que a nova regra fiscal será aprovada no Congresso Nacional. Os outros 8% acham que o marco não passará no Legislativo.

    Ainda sobre política fiscal, 87% dos agentes não acreditam que as medidas adotadas pelo governo neste quesito vão gerar sustentabilidade da dívida pública, mas 13% acreditam no oposto. Na última sondagem, realizada em março, os valores tinham sido de 90% e 10%, respectivamente.

    Apesar do pessimismo em relação à política fiscal, o mercado sinalizou apoio à revisão de renúncias fiscais proposta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 96% dos respondentes disseram ser a favor das medidas ante 4% que se declararam contra.

    A avaliação de que a revisão trará efeitos práticos às contas do governo, no entanto, é mais tímida. 70% disseram que a revisão impactará positivamente a arrecadação; 27%, que não deve ter impacto; e 3%, que o efeito será negativo.

    A sondagem realizou 92 entrevistas com fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro. O público alvo abarcou gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro.

    As entrevistas foram realizadas entre 04 e 08 de maio, por meio de questionários estruturados online.

    Publicado por Danilo Moliterno.