Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    70% das operadoras de turismo esperam alta de vendas no 2ª semestre, diz Ministério

    Gramado, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo estão entre os destinos nacionais mais procurados

    Beatriz PuenteFilipe Brasilda CNN , no Rio de Janeiro

    A expectativa para o turismo no segundo semestre é de aumento de vendas, segundo dados levantados pelo Ministério do Turismo.

    Sete em cada dez (71,5%) agências e operadoras estimam uma demanda maior de turistas até o final do ano. Em relação ao faturamento, 67,7% dos empresários esperam uma ampliação nos ganhos no mesmo período.

    Os dados são da Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de Turismo no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo entre os meses de maio e junho de 2022.

    O objetivo é mapear o desempenho e a perspectiva destes estabelecimentos no país.

    “O setor de Turismo no Brasil registra, a cada dia, números positivos, como ampliação da movimentação financeira, criação de vagas formais e um crescente fluxo nos aeroportos e terminais rodoviários. Prova de que o Turismo está se recuperando e é uma atividade econômica importante que gera emprego, renda e desenvolvimento para o país”, afirma o ministro do turismo, Carlos Brito.

    Os responsáveis por agências de viagens mais confiantes sobre o aumento de viagens e do faturamento estão no sul do país.

    No Paraná, a expectativa é de um aumento de 81,8% na demanda por serviços e 76,9% sobre a ampliação da receita.

    Em seguida, estão os empresários que atuam nos estados de Santa Catarina, com 74,6% e 73,1%, respectivamente.

    Entre os destinos nacionais, a preferência é por lugares com sol e praia. Segundo o estudo, o segmento motiva 45% das viagens, seguido de natureza/ecoturismo (13,5%), negócios e trabalho (11,4%) e cultura/patrimônio histórico (10,4%).

    Oito dos 10 destinos mais procurados são cidades litorâneas. Entre elas estão Fortaleza, Porto Seguro, Maceió e Rio de Janeiro. No entanto, o primeiro lugar da lista está com Gramado, no Rio Grande Do Sul.

    A maior parte das pessoas que buscaram as agências e operadoras para viajar foram casais com filhos, correspondendo a 39,5% dos turistas.

    Outros 26,7% viajaram com cônjuge ou namorado, 21,1% com algum outro parente ou com amigos e outros 12,9% procuraram uma agência para viajar sozinho.

    A pesquisa aponta ainda que para 54% das agências ouvidas a perspectiva é de estabilidade no que se refere ao número de empregados.

    Outros 34,9% esperam aumento de contratações, enquanto 11,2% acreditam em queda.

    Confira o ranking dos destinos mais procurados

    1. Gramado (RS)
    2. Fortaleza (CE)
    3. Maceió (AL)
    4. Natal (RN)
    5. Rio de Janeiro (RJ)
    6. São Paulo (SP)
    7. Porto Seguro (BA)
    8. Ipojuca (PE)
    9. Salvador (BA)
    10. Recife (PE)

    Tópicos