Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Crise hídrica e Eletrobras são principais questões energéticas do país

    Interesses regionais e setoriais relacionados com privatização da Eletrobras são influenciados também pela falta de chuva e pelo nível de reservatórios

    Da CNN, em São Paulo

    No quadro CNN Poder desta terça-feira (15), na CNN Rádio, William Waack analisa como a ameaça de uma crise hídrica nacional e a privatização da Eletrobras estão relacionadas e se tornaram as principais questões de energia do país.

    “O que uma coisa tem a ver com a outra? Em princípio, nada. A privatização da Eletrobras foi anunciada por vários governos, há muito tempo. O de Jair Bolsonaro fez uma Medida Provisória para o processo andar e a Câmara aprovou, mas enfiou lá um monte de jabutis”, disse Waack.

    Ele ressaltou, porém, que a modernização da Eletrobras esbarra na questão hídrica por “fortes interesses regionais e setoriais”.

    “Por exemplo: a água dos reservatórios de Furnas, em Minas Gerais, uma base política importante para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM)”, disse Waack.

    “[O entorno de] Furnas não tinha nada quando a represa foi feita. Hoje, mais de 50 municípios tem uma enorme dependência econômica daquelas águas. Tirar de Furnas para alimentar outros lugares por causa de falta de água para gerar energia? Não no que depender de Pacheco.”

    “[Com isso] a gente olha para São Pedro com uma dupla esperança: faça chover muito [para evitar a crise hídrica], e, aí, também a privatização andar mais depressa.”

    Tópicos