Volkswagen sofre ataques homofóbicos em redes sociais após peça publicitária
Propagandas do modelo Polo estreladas por casal homoafetivo receberam respostas agressivas após veiculação
Novas peças publicitárias da fabricante de carros Volkswagen geraram uma onda de ataques homofóbicos em postagens da marca nas redes sociais. Apresentando o veículo Polo com um casal homoafetivo em uma das peças e a bandeira do movimento LGBTQIA+ em outra, a marca recebeu comentários ofensivos nas redes sociais.
Em um dos textos publicitários, a marca pergunta: “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play.”
A peça é ilustrada com a foto de dois homens se olhando com o carro em segundo plano.
As respostas homofóbicas seguem linhas parecidas, com questionamentos sobre “marketing imparcial” ou sobre a “lacração se sobrepor ao carro” e críticas ao marketing da empresa.
Alguns usuários falavam ainda em vender o carro da marca após a propaganda inclusiva. Em nota, a Volkswagen afirma que “a diversidade enriquece, o respeito une” e por isso a marca “celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero.”
A montadora afirma que as peças não fazem parte de uma campanha específica, mas de uma série de posts de diversidade da marca. Ainda segundo a VW, postagens do tipo começaram em junho de 2021 com mais de 30 fotos divulgadas com esse tema.
A Volkswagen afirma ainda que comentários ofensivos e desrespeitosos são apagados das páginas.
Houve também quem apoiasse a marca e sua peça publicitária, com alguns ironizando os comentários negativos: “Quem quiser se desfazer de seu VW pode passar para mim”, disse um internauta. Outros criticaram os comentários homofóbicos.
Confira abaixo uma das postagens da montadora.
Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play. #Polo #VWBrasil pic.twitter.com/I9SMv65tg2
— Volkswagen do Brasil (@vwbrasil) May 6, 2022
Abaixo, leia a nota da montadora na íntegra:
“A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. A Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas. Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos. No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.”