Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja as ações e fundos favoritos dos investidores em maio e sua rentabilidade

    Levantamento da SmartBrain, plataforma de controle de investimentos, mostra que Vale deixou de ser a líder e deu espaço para uma companhia mais nova

    As ações preferidas de maio
    As ações preferidas de maio Foto: Pixabay

    Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    O ranking de ações  preferidas ganhou um novo líder, segundo o levantamento da Smartbrain. Se até os meses passados empresas tradicionais e “queridinhas” na Bolsa como a Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR4) lideravam a lista, em maio o primeiro lugar ficou para uma empresa mais jovem: o Mercado Livre (MELI34).

    “Na B3, diversas empresas estão apresentando desempenhos positivos mesmo na crise, principalmente negócios de tecnologia, marketplaces e produtoras de commodities”, explica a Smartbrain. 

    A companhia de e-commerce, primeira na lista das 10 ações preferidas, teve uma rentabilidade de -14,89% ao mês e de 224,79% em 24 meses. Já a Vale, que caiu para a 2ª posição, teve rentabilidade de 5,28% ao mês, e em 12 meses de 134,84%. Em 24 meses, no entanto, a rentabilidade da Vale foi menor que a do Mercado Livre, a 159,70%.

    A Petrobras, que em abril havia ficado em 10º lugar, subiu para o 9º, se posicionando à frente das ações do Banco do Brasil (BBAS3), com os papéis da petrolífera rendendo 36,54% em 12 meses. 

    Fundos de ações

    Em relação ao ranking de fundos de ações preferidos pelos investidores, ganha pelo segundo mês consecutivo o ARX Income FIC FIA, rendendo 81,16% no período de 36 meses. 

    Fundos multimercados

    Os fundos multimercados ainda são os preferidos, representando 46,10% da carteira dos investidores, segundo a SmartBrain. 

    Entre esses, o destaque foi, novamente, o AZ Quest Mistral, com rentabilidade de 40,02% em 36 meses. Em segundo lugar aparece o fundo ARX Extra FIC FIM, rendendo 13,66% em 36 meses.

    Fundos Imobiliários

    Os fundos imobiliários representam apenas 2% da carteira dos investidores. Entre os mais populares de maio estão o RBFF11, o XPPR11 e o BPFF11. 

    O IFIX – Índice de Fundos Imobiliários fechou em -1,56% no mês passado, acumulando uma desvalorização de 1,87% no ano.

    Renda fixa

    Já entre os fundos de renda fixa, preferência de 30,99% dos investidores analisados pela SmartBrain, o mais popular em maio, assim como em abril, é o BRASIL PLURAL YIELD FI RF REF DI, com rendimento de 12,64% em 36 meses.