Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Valorização das criptomoedas em maio é a menor do ano até agora

    Tuite de Musk e alta nos últimos meses podem ser os principais motivos para a queda, segundo a QR Asset Management

    Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Em um mês complicado para as criptomoedas, o ativo da categoria que mais se valorizou em maio foi a Polygon Coin (MATIC), com uma valorização de 127,89%, de acordo com levantamento da gestora de criptoativos QR Asset Management.

    Em segundo lugar ficou a Ethereum Classic, com valorização de 93,12%. A terceira moeda teve uma valorização ainda mais baixa em relação a primeira: a Cardano se valorizou apenas 28,40% no mês passado. 

    Para Theodoro Fleury, gestor da QR Asset Management, os principais motivos para a queda das criptomoedas foram o tuite de Elon Musk — que afirmou que a Tesla não irá mais receber moedas digitais como pagamento dos carros elétricos —  e o movimento de alta dos últimos meses.

    “No ranking de abril, já havíamos comentando que o top 5 já não eram ativos de muita qualidade, assim como em março. Quando isso acontece, gera dúvidas sobre até onde iremos chegar”, diz. “Então temos o bitcoin, que mais que triplicou o preço entre outubro e março. Era um mercado que havia subido muito, sem compradores dispostos a pagar aquele preço, o que faz com que ativos menores subam, o que não é um sinal legal”, afirma.

    Para Fleury, o tuite de Musk “causou pânico em investidores menos acostumados com a volatilidade desse mercado”, o que amplificou a queda. “Pensando a longo prazo, o movimento de alta ainda não acabou. Mas, para voltar ao mesmo patamar de antes… isso deve demorar um pouco”, diz. 

    As piores

    Em maio, a lista dos piores desempenhos continuou com alguns dos nomes de abril — um dos quais, inclusive, estava na lista dos mais valorizados em março. A Luna Coin (TERRA) voltou a fechar o mês em queda, caindo 60,79% neste mês. 

    Tópicos