Twitter anuncia novas funções e usuário vai poder pagar por conteúdo exclusivo
Rede Social apresentou uma ferramenta que permite remunerar influenciadores; Twitter também está apostando em comunidades, como faz o Facebook
O Twitter anunciou em um evento global algumas novas funções que serão implementadas na plataforma. Entre elas, a possibilidade de influenciadores cobrarem dos seus seguidores por conteúdos extras. Outra nova função é de formação de comunidades, reunindo pessoas por grupos de interesse, como faz o Facebook.
A opção Revenue vai permitir que os produtores de conteúdo “publiquem informativos pagos ou gratuitos para seu público, possibilitando a esses criadores monetizar seus seguidores”, diz o Twitter, em comunicado. “Estamos repensando e explorando soluções para fornecer modelos de incentivos monetários para que criadores e editores tenham o suporte direto de seu público”, completa a empresa
A cobrança do conteúdo será feita pela ferramenta Super Follow e vai permitir que os criadores de conteúdo sejam pagos diretamente por seus fãs, monetizando tweets exclusivos, dando acesso a determinado grupo, oferecendo assinatura de boletins informativos ou mesmo permitindo o uso de filtros com mensagens que declarem o apoio a alguém ou alguma causa.
Com a proposta de permitir que os usuários remunerem aqueles que eles seguem, o Twitter imita a proposta de outras plataformas, como Facebook e YouTube, que já forneciam essa possibilidade. O principal destaque nesse modelo de negócios é o Patreon, uma rede social voltada para artistas e criadores de conteúdo no geral que permite remuneração por um sistema de financiamento coletivo.
O Twitter cria, com isso, uma nova fonte de receita. A empresa deverá cobrar uma taxa para que essas operações ocorram, porém, ainda não está definida a porcentagem que será destinada à plataforma.
Comunidades
O Twitter identificou a dificuldade que os novos participantes da rede social têm de se engajarem quando embarcam na sua timeline um tanto caótica. Com a criação de grupos ou comunidades, a empresa espera deixar o novo usuário mais bem ambientado.
As comunidades serão recomendadas pela própria rede social, conforme os interesses do usuário. “Estamos trabalhando para criar uma experiência que torne mais fácil para as pessoas começar ou participar de conversas que são mais direcionadas a comunidades ou locais específicos.”
Ainda não há uma definição sobre quando as novas funcionalidades vão passar a valer.