Tesla reduz preços dos veículos nos EUA e na Europa; ações caem
Empresa estende estratégia de descontos agressivos após falhar estimativas de Wall Street para entregas em 2022
A Tesla reduziu os preços de seus veículos elétricos nos Estados Unidos e na Europa em até 20%, estendendo uma estratégia de descontos agressivos após falhar as estimativas de Wall Street para entregas em 2022.
O movimento, que provocou uma queda de 4% nas ações da Tesla no pré-mercado, ocorreu depois que o CEO Elon Musk alertou que a perspectiva de recessão e taxas de juros mais altas significava que poderia baixar os preços para sustentar o crescimento do volume às custas do lucro. As ações caíram 65% desde o início de 2022.
O preço mais baixo nos principais mercados da Tesla marca uma reversão da estratégia que a montadora havia seguido durante grande parte de 2021 e 2022, quando os pedidos de novos veículos excederam a oferta. Musk reconheceu no ano passado que os preços haviam se tornado “embaraçosamente altos” e poderiam prejudicar a demanda.
A inflação de custos mais estável também foi um fator na redução dos preços, disse um porta-voz da Tesla na Alemanha, confirmando os cortes de preços em seu principal mercado europeu.
Os cortes de preços nos Estados Unidos, anunciados na quinta-feira para seus carros-chefe de vendas globais, o sedã Model 3 e o crossover SUV Model Y, ficaram entre 6% e 20%, mostraram cálculos da Reuters.
A versão básica do Model Y agora custa US$ 52.990, abaixo dos US$ 65.990 anteriores.
Isso antes de um crédito fiscal federal de até US$ 7.500 que entrou em vigor para muitos modelos de veículos elétricos no início de janeiro.
A Tesla também cortou os preços de seu SUV crossover de luxo Model X e do sedã Model S nos Estados Unidos.
Na Alemanha, reduziu os preços do Model 3 e do Model Y entre cerca de 1% e quase 17%, dependendo da configuração. Também cortou preços na Áustria, Suíça e França.
Para um comprador americano do Modelo Y de longo alcance, o novo preço da Tesla combinado com o subsídio dos EUA equivale a um desconto de 31%. Além disso, o movimento da Tesla ampliou os veículos em sua linha elegíveis para o crédito fiscal da administração Biden.
Antes do corte de preço, a versão de cinco lugares do Model Y não era elegível para esse crédito, uma designação que Musk chamou de “bagunçada”. Após o corte de preço, a versão de longo alcance do Model Y se qualificará.
Os cortes podem tornar os carros EV acessíveis para pessoas que podem ter sido anteriormente excluídas do mercado.
Na França, os clientes que comprarem o Model 3 por 44.990 euros (US$ 48.773) terão uma nova redução de preço por meio de um subsídio do governo de 5.000 euros. O limite para o subsídio de VE é de 47.000 euros.
“Isso deve realmente aumentar os volumes de 2023 (Tesla)”, disse Gary Black, um investidor da Tesla que permaneceu otimista com a empresa e suas perspectivas durante o recente e acentuado declínio no preço das ações, em um tweet. “É o movimento certo.”
Ainda assim, as ações nas negociações de pré-mercado dos EUA caíram, pois os investidores temeram que o movimento pudesse corroer as margens, principalmente com a intensificação da concorrência.
“A Tesla é uma exceção porque ainda tem avaliações impressionantes quando se trata do número de carros que realmente vende. Mas, em última análise, existem todos os outros fornecedores que vendem muito mais carros no geral”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets UK.
Alguns usuários nos fóruns de fãs da Tesla online também reclamaram que os cortes de preço prejudicaram aqueles que compraram recentemente seu veículo, deixando-os com um valor menor de segunda mão.
“Apenas reduzir 10.000 euros assim – definitivamente faz você sentir que pagou demais”, escreveu um usuário em um fórum ‘Tesla Drivers and Friends’.
Na China, onde a Tesla cortou os preços na semana passada em 6% a 13,5%, os proprietários protestaram nos centros de entrega, pedindo uma compensação.
Antes dos cortes, o estoque da Tesla nos Estados Unidos, conforme rastreado por modelos que seu site mostra como disponíveis imediatamente, estava em alta. Os preços dos modelos usados da Tesla também vinham caindo, aumentando a pressão para ajustar os preços dos carros novos.
Para 2021, os Estados Unidos e a China juntos representaram cerca de 75% das vendas da Tesla, embora as vendas tenham aumentado na Europa, onde sua fábrica em Berlim está aumentando a produção.
A Tesla cortou os preços na China e em outros mercados asiáticos na semana passada, em sua primeira grande ação desde que nomeou seu principal executivo para a China e a Ásia, Tom Zhu, para supervisionar a produção e as vendas nos EUA.
Analistas disseram que os cortes de preços chineses aumentariam a demanda e aumentariam a pressão sobre seus rivais lá, incluindo BYD, para seguir o exemplo no que poderia se tornar uma guerra de preços no maior mercado único de veículos elétricos.
O Modelo 3 da Tesla foi o veículo elétrico mais vendido na Alemanha no mês passado, seguido pelo Modelo Y, superando o ID.4 totalmente elétrico da Volkswagen. A Volkswagen aumentou recentemente o preço de seu ID.3 básico, colocando-o em paridade com o Modelo 3, agora com desconto.
A Tesla não atingiu as estimativas de Wall Street para as entregas do quarto trimestre. O crescimento das entregas no ano inteiro foi de 40% – também abaixo da previsão de Musk de 50%.