SoftBank suspende investimento na China enquanto avalia medidas regulatórias
"Até que a situação fique mais clara, queremos esperar para ver", disse o presidente-executivo do grupo, Masayoshi Son
O SoftBank Group decidiu suspender seus investimentos na China enquanto espera ação regulatória contra as empresas de tecnologia do país, disse o presidente-executivo do grupo, Masayoshi Son, nesta terça-feira (10).
“Até que a situação fique mais clara, queremos esperar para ver”, disse Son em entrevista coletiva. “Em um ou dois anos, acredito que novas regras criarão uma nova situação.”
Quando o conglomerado japonês registrou lucro anual recorde em maio, os executivos apontaram para mais vantagens nos investimentos do Vision Fund, como a empresa chinesa de transporte por aplicativo Didi Global e a startup “Uber para caminhões” Full Truck Alliance.
Essas empresas são listadas em Nova York, mas a ação regulatória chinesa derrubou seus valores de mercado, ressaltando o risco do SoftBank na China, mesmo enquanto o grupo busca reduzir a dependência de seu maior ativo, uma participação na gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba Group Holding.
A unidade Vision Fund divulgou nesta terça-feira um lucro no primeiro trimestre de 236 bilhões de ienes (US$ 2,14 bilhões), já que os ganhos das listagens foram compensados pela queda das ações em empresas como o varejista eletrônico sul-coreano Coupang.