Rublo atinge nova mínima recorde nas negociações internacionais
Moeda russa perdeu mais de 40% de seu valor contra o dólar desde o início do ano, com perdas acelerando desde a invasão à Ucrânia
O rublo russo caiu a nova mínima recorde nesta segunda-feira (7) nas negociações internacionais, com os mercados locais fechados até ao menos a próxima quarta-feira.
O rublo enfraqueceu a 133,5 por dólar depois de ter fechado a 121,037 na última sexta-feira, segundo dados da Refinitiv. Na plataforma de negociações EBS, o rublo chegou a cair a 141 por dólar.
As negociações na bolsa MOEX de Moscou ficarão fechadas até quarta-feira devido a um feriado bancário.
O rublo perdeu mais de 40% de seu valor contra o dólar desde o início do ano, com as perdas acelerando com força desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, desencadeando sanções do Ocidente.
As restrições à Rússia, seus bancos, empresas e importantes pessoas físicas, bem como contramedidas de Moscou, suprimiram os ativos russos dos mercados financeiros globais.
“Está muito difícil negociar o rublo depois das sanções”, disse Aaron Hurd, gerente sênior de carteira do State Street Global Advisors. “A liquidez desapareceu e os mercados se tornaram muito voláteis.”
A Rússia chama suas ações na Ucrânia de “operação especial”.
O último dia de negociações da bolsa de Moscou foi em 25 de fevereiro.