Putin diz que sanções contra a Rússia estão “provocando” crise global
Presidente russo afirmou que medidas econômicas atingiram em maior medida os interesses dos próprios países sancionadores
As sanções impostas à Rússia pelo Ocidente estão “provocando” uma crise global, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (12), durante uma reunião sobre questões econômicas.
“Seus autores, guiados por ambições políticas míopes e infladas, a russofobia, atingiram em maior medida seus próprios interesses nacionais, suas próprias economias, o bem-estar de seus cidadãos. Vemos isso, em primeiro lugar, em um aumento acentuado da inflação na Europa”, disse Putin.
De acordo com o líder russo, a continuação da “obsessão por sanções” do Ocidente inevitavelmente levará às “consequências mais difíceis e intratáveis” para a União Europeia, bem como para os países mais pobres do mundo.
“A culpa por isso é inteiramente das elites dos países ocidentais, que estão prontas para sacrificar o resto do mundo para manter seu domínio global”, disse ele.
Putin acrescentou que a Rússia está lidando com desafios externos provocados pelas sanções ocidentais e que a inflação no país está desacelerando.
“O aumento semanal dos preços já caiu para 0,1% – isso já está próximo da taxa de crescimento semanal que corresponde à meta de inflação do Banco da Rússia”, disse ele.