Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Produção industrial avança 1,1% em outubro ante setembro, diz IBGE

    No acumulado do ano, entretanto, o indicador ainda está no vermelho, com recuo de 6,3% entre janeiro e outubro ante o mesmo período de 2019

    Natália Flach, do CNN Brasil Business

    A produção industrial cresceu 1,1% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (2). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta é menos expressiva, de 0,3%.

    No acumulado do ano, entretanto, o indicador ainda está no vermelho, com recuo de 6,3% entre janeiro e outubro em relação ao mesmo período de 2019. Já em 12 meses, a queda é de 5,6%.

    A categoria que puxou para cima o indicador em outubro foi a de bens de capital, que avançou 7% ante setembro e 2,1% em relação a outubro de 2019. Também contribuiu positivamente para o desempenho a categoria de bens duráveis, que subiu 1,4% ante setembro. No acumulado do ano, porém, as duas registram queda de 15,6% e de 24,6%, respectivamente.

    Leia também:
    Balança comercial tem superávit de US$ 3,7 bilhões, maior valor desde 2018
    Recuperação da indústria da zona do euro perde força em novembro, aponta PMI

    Operário trabalha em montadora; indústria automotiva; carros; veículos
    Montadora
    Foto: Nacho Doce/Reuters

    Já entre as atividades que puxaram para cima o indicador de outubro, a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias teve destaque com alta de 4,7%. No acumulado do ano, porém, a atividade recua 34,4%, exercendo a maior influência negativa no total da indústria.

    Outras contribuições positivas em outubro vieram dos segmentos de metalurgia com alta de 3,1% (apesar da queda de 11,2% no acumulado no ano), produtos farmoquímicos e farmacêuticos com avanço de 4,5%, máquinas e equipamentos, entre outros. 

    Na outra ponta, estão 11 atividades que tiveram queda no mês, como produtos alimentícios com redução de 2,8% ante setembro, interrompendo três meses consecutivos de alta, e indústrias extrativistas com recuo de 2,4%. 

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

     

    Tópicos

    Tópicos