Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ação da PetroRio subiu 30% em um dia, ainda vale comprar? Alguns acham que sim

    Petroleira disparou depois de anúncio de aquisições de blocos do pré-sal; em um ano, alta já é de 114%

    Plataformas de petróleo: Produção da PetroRio pode quase dobrar com novas aquisições
    Plataformas de petróleo: Produção da PetroRio pode quase dobrar com novas aquisições Foto: Reprodução/ Agência Brasil

    Juliana Elias,

    do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Irmã menor de concorrentes gigantes como a Petrobras (PETR3, PETR4), a petroleira PetroRio (PRIO3) já vinha há algum tempo caindo nas graças de investidores, conforme ganhava seu espaço no mercado de exploração de petróleo brasileiro e sustentava um crescimento consistente. 

    Na quinta-feira (19), suas ações conseguiram o feito de subir 29,9% de uma vez depois da notícia de que a companhia comprou da britânica também gigante BP um pedaço de dois blocos de exploração na bacia do pré-sal. Foi sua entrada na cobiçada camada de petróleo da costa brasileira. 

    Leia também: 
    Por que as ações da PetroRio dispararam 29%?
    Covid-19 fez ações da Vaxart dispararem do dia para a noite: é normal?

    Na sexta(20), os papéis já passaram por uma correção depois da corrida de euforia e encerraram o dia em queda de 6,9%, a R$ 42,83 – mas ainda com bastante folga sobre os R$ 35 de dois dias antes. Em um ano, o ganho é de 114%.

    Quem já tinha as ações da petroleira na carteira se deu bem. E quem não tinha, perdeu o bonde?

    Para alguns analistas, não. O mais provável é que saltos dessa ordem fiquem mais difíceis daqui para frente, mas a perspectiva ainda é de alta. 

    “Compre PRIO quando PRIO sobe. Compre ainda mais PRIO quando PRIO cai”, escreveu o analista Bruce Barbosa, fundador da Nord Research, em relatório aos clientes. “PRIO” é a sigla pela qual a PetroRio é negociada na B3, a bolsa de valores brasileira. 

    Na análise da Nord, mesmo com a alta recente a companhia ainda está barata se comparada ao padrão de outras do setor de óleo e gás.

    Para chegar a essa conclusão o analista faz a conta do valor da ação em relação ao Ebitda, uma medida do lucro. Quanto menor a relação do preço na bolsa em relação ao lucro, mais barata está a empresa.

    “Se fizermos a conta com a produção atual, PRIO negocia a 7,5x Ebitda dos últimos 12 meses (…). Se inserirmos a produção do Campo de Wahoo [o campo recém-comprado], PRIO negocia a menos de 3x Ebitda ‘futuro’”, diz o relatório. 

    É muito menos do que grandes concorrentes. “A Petrobras negocia a 11x o Ebitda histórico. Vale (VALE3) negocia a 7x, Enauta (ENAT3) a 1,5x”, continua o texto.

    “Isso leva a empresa a outro patamar”, disse Luis Sales, analista da Guide Investimentos, sobre as novas aquisições da PetroRio. “É uma notícia muito positiva e importante para os planos da empresa. Seguimos com recomendação de compra para o papel”, reforça Sales. 

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook