PetroRio sai do prejuízo e lucra R$ 304 mi com ajuda do dólar e do petróleo
Receita da empresa no 2º trimestre cresceu 228% em relação ao mesmo período em 2020 e chegou a R$ 1 bilhão
A petroleira PetroRio registrou lucro líquido de R$ 304,6 milhões no segundo trimestre de 2021, revertendo o prejuízo de R$ 76,2 milhões apurado em igual período do ano passado, informou a companhia nesta segunda-feira.
De acordo com a empresa, os principais fatores que impactaram no desempenho financeiro no período foram o volume de “offtakes” realizados, totalizando 2,8 milhões de barris vendidos, e a recuperação do preço do petróleo Brent, com média de 69,08 dólares por barril no trimestre.
O lucro ajustado antes de antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da PetroRio atingiu R$ 642,9 milhões no trimestre encerrado em junho, salto de 267% na comparação anual.
A companhia destacou que a valorização do real frente ao dólar no segundo trimestre gerou um impacto não-caixa positivo de R$ 265 milhões, o que também contribuiu para o resultado líquido do período.
A PetroRio disse ainda que a receita líquida alcançou no segundo trimestre R$ 1 bilhão, aumento de 228% no ano a ano e maior patamar da história da companhia, também impulsionada pelo crescimento nas vendas e pelo preço maior do Brent.
O caixa líquido foi mantido praticamente estável em relação a igual período do ano passado, a 210 milhões de dólares, acrescentou a empresa, que disse manter “diligente trabalho de controle” no indicador de alavancagem.
“Com a variação do caixa líquido… e principalmente pelo crescimento do Ebitda ajustado dos últimos 12 meses, o Net Debt (Cash)/Ebitda ajustado aumentou de -1,0x para -0,6x”, disse a PetroRio em comunicado.
Em termos operacionais, a produção total da PetroRio atingiu 31.225 barris de óleo equivalente por dia (boed), alta de 32,7% na comparação anual.
A cifra, afirmou a empresa, foi impulsionada pela aquisição de 80% do Campo de Tubarão Martelo –concluída em agosto do ano passado– e pela quantidade de barris vendidos no trimestre, que teve um incremento de 103% no ano a ano e de 47% frente ao primeiro trimestre de 2021.