PCdoB deixa de apoiar PT e indica Orlando Silva à prefeitura de SP
É a primeira vez que o partido lança um candidato a prefeito na capital paulista desde 1985
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou a candidatura do deputado federal Orlando Silva à Prefeitura de São Paulo neste sábado (5). Esta é a primeira vez que o partido lança um candidato a prefeito na capital paulista desde 1985.
A convenção municipal também marcou a aprovação das candidaturas de 83 candidatos a vereador para a cidade. O PCdoB ainda não anunciou quem será o vice de Orlando e procura uma mulher para a vaga. O partido aguarda o posicionamento nas alianças de outros partidos no campo da esquerda para decidir o segundo nome da chapa.
Leia também:
Orlando Silva é indicado para relatar projeto de calamidade
Jilmar Tatto será candidato do PT para a prefeitura de São Paulo
“O prefeito de São Paulo tem uma missão a cumprir não precisa ser amigo nem inimigo do presidente da República nem do governador para fazer a cidade ser respeitada”, disse Orlando, sobre suas diferenças políticas com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador João Doria (PSDB).
Ex-ministro dos Esportes de 2006 a 2011, entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Orlando Silva enfrenta sua primeira eleição a cargo no Executivo. Ele está em seu segundo mandado na Câmara dos Deputados, e também foi vereador em São Paulo. Nos anos 1990, foi o primeiro presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE).
O PCdoB tradicionalmente apoia candidaturas do PT, na maior parte dos pleitos municipais desde a redemocratização, mas neste ano o partido afirma que “chegou a hora” de lançar uma campanha independente. Para Orlando, isso ocorre por causa do momento político no País.