Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Onde estão as oportunidades – e as furadas – para investir em ações do varejo

    Este é um setor com presença relevante no mercado de ações. E outras empresas do setor estão na fila do IPO

    CNN tem podcast para tirar dúvidas sobre investimentos em tempos de crise
    CNN tem podcast para tirar dúvidas sobre investimentos em tempos de crise Foto: Divulgação

    Do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Diante da pandemia de Covid-19, o varejo vive meses intensos. Fechamento de lojas, digitalização rápida e impacto no consumo estiveram em pauta nos últimos meses no setor. O mercado acompanha de perto a reação de cada competidor no mercado, de olho principalmente nos balanços divulgados recentemente no segundo trimestre. 

    Este é um setor com presença relevante no mercado de ações. E mais papéis de varejistas devem chegar à B3 nos próximos meses. Empresas como Havan, Enjoei e Wine estão na fila do IPO.

    Por isso, os investidores olham para o varejo em busca de boas oportunidades. E elas existem. Ruben Couto, analista de Varejo do Santander, falou ao podcast “O que eu faço?” sobre os segmentos que podem ser uma boa aposta, e onde não vale a pena investir agora. “As empresas não estão tão mal quanto esperávamos, mas o desempenho do setor é disperso”, afirma. 

    Leia também:
    C&A, Hering, Riachuelo: a salvação do varejo de vestuário está no marketplace?
    AB Inbev muda de presidente: o modelo de gestão de Lemann e da 3G está em xeque?

    Em alguns setores, o comportamento das empresas segue uma tendência similar, como é o caso de bancos e companhias aéreas, por exemplo. Não é o caso, porém, do varejo, que é um setor extremamente fragmentado. 

    Para começar uma análise em busca de boas oportunidades, é preciso separar varejistas que vendem em lojas físicas dos que usam as lojas online. Só essa divisão já nos dá informações importantes, como o fato de o varejo tradicional ter queda média de 23% no valor das ações desde o começo do ano. As empresas que vendem online, por outro lado, cresceram aproximadamente 50%. 

    Depois, é importante analisar o momento de cada segmento. Couto deu recomendações de compra em segmentos como e-commerce e supermercados. O momento do varejo de moda, porém, não anima. 

    Ouça o novo episódio do podcast “O que eu faço?”, apresentado por Fernando Nakagawa, diretor do CNN Brasil Business e Natália Flach, editora do CNN Brasil Business, para conhecer todas as recomendações de Ruben Couto para ações do setor varejista. 

    Clique aqui e siga a página do CNN Brasil Business no Facebook