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    Oferta da Uber por GrubHub preocupa pequenos restaurantes, que sofrem com taxas

    Fusão criaria a maior empresa de entrega de alimentos dos Estados Unidos, com mais de 400 mil estabelecimentos cadastrados

    Uma oferta que pode consolidar a aquisição do Grubhub pela Uber Technologies — companhia que opera o Uber Eats —, está reacendendo as preocupações de alguns restaurantes com as taxas cobradas pelas empresas de entrega de alimentos.

    Alguns estebelecimentos têm expressado sua aversão aos aplicativos, que chegam a cobrar dos restaurantes pequenos — que já operam em margens reduzidas — até 15% a 30% de taxas em cada pedido, enquanto oferecem descontos para grandes redes multinacionais como o McDonald’s.

    Em março e abril, quando a pandemia de coronavírus atingiu os Estados Unidos, o Grubhub viu sua plataforma adicionar o mesmo número de novos restaurantes parceiros que durante todo o segundo semestre de 2019, disse o presidente-executivo Matt Maloney na semana passada em uma carta aos acionistas.

    Atualmente, a plataforma possui cerca de 300 mil restaurantes nos EUA, enquanto o Uber Eats ten mais de 100 mil nos Estados Unidos e no Canadá. A fusão criaria a maior empresa de entrega de alimentos do país. Em abril, os pedidos médios diários do Grubhub foram 20% maiores que no mesmo mês do ano passado, disse Maloney.

    Andrew Rigie, presidente-executivo da New York City Hospitality Alliance, uma associação comercial, disse que a fusão entre as empresas “apresenta preocupações significativas”.

    “Você fica nervoso quando potencialmente tem um provedor que superará 50% do mercado”, disse Robert Guarino, presidente-executivo da 5 Napkin Burger, que tem quatro unidades em Manhattan. A maioria dos pedidos é feita pelo Grubhub.

    “A grande questão é: o que acontece quando todas essas empresas estão tentando alcançar a lucratividade, de onde isso vem?”, afirmou ele.

    O Conselho da Cidade de Nova York aprovou na quarta-feira (13) uma lei de emergência para limitar as taxas cobradas pelo Grubhub e outras grandes plataformas, incluindo Uber, DoorDash e Postmates, enquanto continua buscando a implementação de regulamentos de longo prazo que já estava considerando.

    As regras expiram 90 dias após a suspensão do estado de emergência e limitam as taxas pagas pelos restaurantes a 15% de um pedido de serviços de entrega e 5% para outros serviços, como marketing.

    O Grubhub enfatizou repetidamente que valoriza os restaurantes locais que compõem a grande maioria dos estabelecimentos em seu aplicativo. O Grubhub está adiando pagamentos de comissões de até 100 milhões de dólares para alguns restaurantes para uma data posterior ainda não divulgada.

    O Uber Eats disse que não cobraria taxas de entrega de restaurantes durante a pandemia, enquanto a DoorDash e sua subsidiária Caviar cortaram as comissões pela metade até maio. Mesmo assim, a irritação persiste.

    Giuseppe Badalamenti, consultor de pizzarias de Chicago, disse que as fusões e a consolidação do setor geralmente dão aos consumidores “menos opções e dão às empresas muito poder”.

    Há duas semanas, ele postou um recibo no Facebook, mostrando que um restaurante mantinha apenas 376,54 dólares de 1.042,63 dólares de pedidos do Grubhub – o restante foi para o serviço de entrega como promoções, comissões e taxas.

    “Pare de acreditar que você está apoiando sua comunidade fazendo pedidos por aplicativos de entrega”, afirmou ele.

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