Netflix perde quase um milhão de assinantes no 2º tri, mas resultados agradam mercado
Número fica muito abaixo de previsões da empresa, que projetavam que perda dois milhões de assinantes
A Netflix informou nesta terça-feira (19) que perdeu 970.000 assinantes no segundo trimestre de 2022, um número muito abaixo de suas próprias previsões, que projetavam que a gigante do streaming perderia dois milhões de assinantes.
Os investidores ficaram claramente satisfeitos com os resultados. As ações da Netflix saltaram 8% na terça-feira em negociações após o expediente.
A Netflix disse que adicionaria mais um milhão de assinantes no terceiro trimestre, um pouco menos do que as expectativas de Wall Street.
Assim, com Wall Street, Hollywood e o mundo da mídia todos hiperfocados nos números de assinaturas da Netflix, a empresa momentaneamente parou o sangramento durante um ano de pesadelo.
O lucro do segundo trimestre da Netflix foi de US$ 1,4 bilhão, acima dos US$ 1,3 bilhão do mesmo trimestre do ano anterior. A receita saltou cerca de 8,6% ano a ano, para US$ 7,9 bilhões.
A maior perda de assinantes da Netflix veio de seu maior mercado, Estados Unidos e Canadá, onde o streamer disse que perdeu 1,3 milhão de usuários no segundo trimestre. Mas isso foi compensado pelo aumento de assinaturas em outros lugares.
“Nosso desafio e oportunidade é acelerar nosso crescimento de receita e associação, continuando a melhorar nosso produto, conteúdo e marketing, como fizemos nos últimos 25 anos, e monetizar melhor nosso grande público”, disse a empresa nesta terça-feira em comunicado a investidores.
“Estamos em uma posição de força dada a nossa receita de mais de US$ 30 bilhões, US$ 6 bilhões em lucro operacional no ano passado, fluxo de caixa livre crescente e um balanço forte.”
Correndo de volta para o morro
A Netflix precisa desse tipo de resultado agora. O trimestre mais recente mostrou a maior perda de assinantes em seus 25 anos de história, mas mesmo isso pode ser considerado uma vitória para a empresa agora que os números vieram muito abaixo do esperado.
No relatório de ganhos de abril, a empresa divulgou que perdeu assinantes pela primeira vez em mais de uma década. Suas ações caíram, centenas de funcionários foram demitidos e surgiram dúvidas sobre o futuro da empresa – e sobre o negócio de streaming como um todo.
Nesta terça-feira, essas preocupações praticamente desapareceram, já que os investidores ficaram agradavelmente surpresos com o fato de as perdas não terem sido piores e aplaudiram a projeção da empresa de que verá crescimento no terceiro trimestre.
O que provavelmente ajudou a contagem de assinantes da Netflix a não cair ainda mais no segundo trimestre foi a quarta temporada de sua série de terror de ficção científica “Stranger Things”, que foi muito popular.
“Em suas primeiras quatro semanas, a quarta temporada de ‘Stranger Things’ gerou 1,3 bilhão de horas assistidas, tornando-se nossa maior temporada de TV em inglês de todos os tempos”, disse a empresa.
Os resultados do streamer nesta terça-feira ainda mostraram prejuízos para uma empresa que precisa crescer. No entanto, após os últimos meses infernais para a Netflix, a empresa e realmente todo o setor de streaming podem dar um suspiro de alívio.