Mesmo com esperança no horizonte, ficar em casa na pandemia tem suas vantagens
Bares? Bebidas simplesmente muito caras. Malhando em casa? Ninguém pode te julgar. Trabalhando em casa? De calça de moletom, claro
Tudo é um risco.
Há um ano, este era nosso último fim de semana normal e nem sabíamos disso. Agora, estamos passando por uma pandemia, com um número cada vez maior de mortes relacionadas à Covid-19, uma nova cepa da doença à solta e notícias de pessoas que ainda apresentam sintomas meses após testar positivo.
Mas, à medida que mais pessoas são vacinadas, parece que há finalmente uma esperança no horizonte. Eventualmente, em algum dia, as alegrias da vida normal retornarão.
E, no entanto, devemos nos perguntar: por que se preocupar? Para que de sair de casa novamente?
Jantar fora, sair para beber, malhar, assistir um filme. Todos esses confortos da existência da classe média nos ‘tempos antigos’ se foram, e pode demorar mais um ano até que seja completamente seguro voltar.
E depois de meses vivendo em meio à pandemia, aqueles de nós que têm a sorte de trabalhar remotamente ficaram muito bons nessa coisa de ficar em casa.
Bares? Bebidas simplesmente muito caras. Shows? Muitas axilas suadas, perto demais do seu rosto. Academias? Uma festa para os germes.
Claro, a pandemia tem sido uma época difícil para milhões de pessoas – muitas estão desempregadas e as lutas para manter a saúde mental continuam.
Mesmo assim, talvez os introvertidos estivessem certos o tempo todo: para quê sair quando você pode ficar em casa?
Cinema ou filme na sala de estar?
Veja os filmes, por exemplo. Sim, você pode pagar uma boa quantia por uma única entrada, e ainda mais se tiver filhos. E você poderia sentar naquelas poltronas (quem vai saber a última vez que foram limpas?!), suportando o adolescente tagarela sentado atrás de você ou a luz incômoda de um celular na fileira da frente.
Mas considere isso. Talvez você não precise! Em casa, você pode assistir ao filme que quiser, com as pernas esticadas no sofá, fazendo o barulho ou o silêncio que desejar. Ah, você perdeu a última piada? Sem problemas, basta voltar um pouco.
E – para o bem ou para o mal – os serviços de streaming estão tornando a nossa fuga do cinema mais fácil do que nunca. Tanto “Soul” quanto “Mulan”, da Disney, jogaram a tradição ao vento e foram direto para o Disney+. Enquanto isso, a Warner Bros está transmitindo filmes na HBO Max no mesmo dia em que eles entram em cartaz nos cinemas.
Claro, há um pouco de esplendor – de mágica, se desejar – de ver um filme em uma tela do tamanho de uma parede. Afinal de contas, Christopher Nolan famosamente criticou a Warner Bros por essa decisão. E quem somos nós para ir contra os desejos de nosso diretor super-confuso favorito.
Mas, também, pense nos lanchinhos ilimitados.
Malhando em casa, ninguém pode te julgar
Em primeiro lugar, pense nos germes. Entre os tapetes de ioga cheios de suor e aquele cara bufando na esteira, não sabemos como já normalizamos a experiência de suar em profusão na companhia de estranhos.
Ainda assim, apenas na indústria fitness, cerca de meio milhão de empregos foram perdidos por causa da pandemia. Mas a maioria das academias locais está oferecendo aulas online, enquanto alguns personal trainers criaram planos de exercícios digitais para comprarmos. E, se você está em casa, só o seu gato pode te julgar.
Então, se você ainda sente a necessidade de puxar ferro em público (eca), isso é entre você e quem está monopolizando o aparelho para malhar o dorso.
Trabalho normal, nunca mais
Agora, vamos pensar nos escritórios. Seja honesto. Você realmente quer ouvir o falatório da Sharon sobre o cachorro dela, ou o Clive fazendo a mesma piada toda semana sobre as segundas-feiras? Alguém realmente sente falta de se sentar naquelas cadeiras duras? Mancando por causa dos saltos desconfortáveis ou reajustando a camisa dobrada para dentro? E a temperatura é sempre um pouco quente ou fria demais.
Por que nós sofremos assim?
Especialmente agora que muitos de nós conhecemos as alegrias de trabalhar em casa.
As calças de moletom. O café grátis. Os almoços caseiros quentinhos. As sonecas sorrateiras no meio do dia.
Tudo isso, e as pesquisas mostram que em 90% dos casos a produtividade no trabalho se mantém.
Me lembre, por que voltarmos ao escritório de novo? De agora em diante, estamos trabalhando das nossas banheiras.
Mercadorias drive-thru: a maior invenção da humanidade
Claro, as lojas, especialmente as locais que são nossas favoritas, precisam de ajuda, pois milhares fecharam permanentemente em 2020. Felizmente, as compras online significam que podemos comprar calças moletom novas (o que mais você vai vestir?) no conforto do seu sofá.
Você pode retirá-las normalmente na loja ou, se estiver realmente comprometido, poderá pedir para entregar. Sem a necessidade de sair!
Os restaurantes podem ser um pouco mais complicados. Muitos odeiam aplicativos de entrega, então pedir comida pode exigir de você vestir um casaco e (ufa!) sair de casa.
Mas, honestamente, o drive-thru torna suportável até essa tarefa horrível, já que pelo menos você pode evitar sair do carro. Todos saudamos o drive-thru!
Supostamente, existem alguns benefícios em sair de casa. Algo sobre “socialização” ou “vitamina D”.
Mas por que se preocupar: tome um multivitamínico, pegue a sua luz para as chamadas de vídeo e as meias mais felpudas.
Nós vamos ficar em casa.
(Este texto foi traduzido. Clique aqui para ler o original)