Marcos Fava Neves: Lockdown na China agrava quadro já crítico do transporte de cargas
Porto de Xangai tem mercadorias paradas para conter disseminação da Covid-19, parte de uma rígida política de contenção praticada pelo governo chinês
O Especialista CNN em agronegócio, Marcos Fava Neves, falou sobre como o novo lockdown na China tem afetado o setor em todo o mundo. Com as medidas de restrição para conter a disseminação do coronavírus, parte da política “Covid-zero” do governo chinês, exportações de mercadorias têm sido prejudicadas com navios parados em portos.
Segundo ele, a nova onda de infecções na China tem agravado um cenário já crítico.
“A situação do transporte mundial é um dos maiores problemas que temos hoje: além dos custos de energia e de logística, alguns eventos no último ano, como o navio Ever Given encalhado no Canal de Suez e a guerra na Ucrânia, também diminuíram a oferta”, diz o especialista.
O lockdown em Xangai, a maior e mais rica cidade do país e uma das maiores metrópoles do mundo, piora o quadro ao estrangular o transporte de carga.
“Testagem de caminhoneiros, diminuição do fluxo de chegadas e interrupções do próprio funcionamento do porto elevam os custos, inclusive de containers usados por produtos brasileiros”, explica.
Veja mais no vídeo acima.
*Sob supervisão de Ana Carolina Nunes.