Maia: Governo pode até usar nome em inglês na CPMF para ‘enrolar a sociedade’
O presidente da Câmara voltou a dizer que é contra um imposto sobre transações digitais e ironizou a tentativa da equipe econômica de criar um novo tributo
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia voltou a dizer que é contra a criação de um imposto nos moldes da CPMF. Desta vez, Maia foi irônico e disse que daqui a pouco o governo daria nome em inglês ao tributo para “enrolar a sociedade”.
No episódio de hoje:
– Rodrigo Maia disse que é contra um imposto sobre transações financeiras e/ou digitais porque ele é cumulativo, pesa mais para os mais pobres e faz a economia parar de crescer.
– Em seminário online promovido pela Folha de S. Paulo, Maia questionou a carga tributária brasileira sobre sua melhoria em áreas como saúde e educação.
– Procuradores do MPF apresentaram representação pedindo que o TCU (Tribunal de Contas da União) acompanhe a possibilidade de o governo tentar driblar o teto de gastos.
– O Ministério Público está de olho em eventuais manobras para gastos extras justificados pelo enfrentamento ao novo coronavírus, mas que serão usados em obras públicas.
– A Petrobras teve prejuízo de R$ 2,7 bilhões no segundo trimestre deste ano.
– A estatal atribui o resultado ruim à queda do preço do barril de petróleo, que passou de US$ 65 em fevereiro para US$ 19 em abril.
– Ainda que o resultado seja ruim, é menor que o prejuízo do primeiro trimestre, de R$ 48,5 bilhões.
– Os Estados Unidos anunciaram queda de 32,9% no PIB do segundo trimestre, resultado afetado pela pandemia de Covid-19.
– Os analistas estavam um pouco mais pessimistas e previam tombo de 34%.
– Queda do consumo das famílias, dos investimentos das empresas e das exportações norte-americanas ajudam a explicar a queda na atividade econômica do país.
– As quatro maiores empresas da internet anunciaram os resultados financeiros do segundo trimestre e os números surpreenderam positivamente.
– A varejista Amazon teve aumento de 40% nas vendas na comparação com o segundo trimestre de 2019. O lucro chegou a US$ 5,2 bilhões, um recorde para o período.
– Com o resultado, a Amazon dobra os lucros que teve no segundo trimestre do ano passado. Com os consumidores em casa, vender online foi um ótimo negócio.
– Já a Apple registrou aumento de 11% nas vendas. O resultado surpreendeu – e muito – analistas, que previam queda de 3% por causa do novo coronavírus.
– A venda de iPhones aumentou 2%, principalmente por causa do lançamento do modelo de entrada da marca, o iPhone SE
– O Facebook teve crescimento de 11% nas receitas do trimestre.
– Apesar de boicotes, o faturamento com publicidade também superou a expectativa dos analistas, desta vez em mais de US$ 1 biilhão.
– A rede social foi positivamente impactada com o isolamento social. O número de usuários diários ativos cresceu 12%.
– Por último, o Google registrou queda de 8% nas receitas com publicidade no último trimestre na comparação com o trimestre anterior . É a primeira vez na história da emrpesa que isso acontece.
– O fim do trimestre, porém, já tinha ritmo da publicidade praticamente estável em comparação com o ano anterior.
– Com as escolas fechadas e as pessoas em casa, a demanda por brinquedos disparou. Nos Estados Unidos, a venda de bonecas Barbie cresceu 35% desde o início da pandemia.
– Jogos como Monopoly e os atiradores de espuma e dardos Nerf saltaram 50% no período.
– Nas fábricas, o crescimento não se deu na mesma proporção. A produção de bonecas Barbie cresceu apenas 7% e os pedidos no atacado da Hasbro tiveram alta de 10%.
– Na agenda desta sexta-feira, a Aneel divulga a bandeira tarifária de energia para o mês de agosto.
– No exterior, saem dados do PIB da zona do euro e a confiança do consumidor nos Estados Unidos.
– A temporada de divulgação de balanços corporativos continua e teremos os dados do último trimestre da Gol.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook