Inscrições para seleção do IBGE com 182 mil vagas terminam nesta sexta-feira
Para concorrer ao cargo de recenseador, o único pré-requisito é ter ensino fundamental completo
Terminam nesta sexta-feira (19), às 23h59, as inscrições para o processo seletivo de recenseador do IBGE, profissionais que farão a coleta de dados para o Censo 2021. Ao todo, são 181.898 vagas temporárias e o único pré-requisito é ter ensino fundamental completo.
São aceitos candidatos de todo o Brasil que terão a função de coletar, de forma presencial ou remota, informações dos brasileiros para a formação do estudo estatístico do país. Os selecionados participarão de um treinamento de capacitação.
A jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais, e o salário será pago de acordo com a produção, conforme taxa fixa a ser divulgada posteriormente pelo IBGE. O valor de inscrição é de R$ 25,77. Inscritos no Cadastro Único, membros de família de baixa renda e doadores de medula podem pedir isenção.
Os candidatos participarão de uma prova objetiva com 50 questões de conhecimentos gerais e os locais de avaliação serão divulgados futuramente pela Cebraspe, empresa organizadora do edital.
Segundo o IBGE, todos os inscritos que obtiverem nota superior a 50 pontos serão classificados, e as mais de 181 mil vagas serão ocupadas pelos candidatos com as maiores pontuações, na primeira fase.
Os outros concorrentes classificados serão mantidos em lista de espera com possibilidade de convocação futura, sem necessidade de participar de outra seleção, dentro do prazo de validade do edital.
A inscrição deve ser feita no site da Cebraspe. Os interessados devem ler o edital antes de aceitar os termos.
Cálculo da remuneração
O site do IBGE possui uma plataforma para simular a remuneração dos recenseadores. Com base no munícipio de trabalho e na jornada semanal, os candidatos conseguem ter uma estimativa de quanto podem receber no fim do mês.
Para isso, acesse a página, digite a cidade, a quantidade de horas que deseja trabalhar e clique em “Enviar”. Logo na sequência, o órgão vai emitir uma estimativa de pagamento, com base no tempo médio de cada entrevista e o deslocamento durante a coleta.