Iniciativa de empresas prevê R$ 12 bilhões para ações sustentáveis
Movimento Brasil pelo Meio Ambiente reúne 49 companhias para reforçar preservação ambiental do Brasil
Na semana que acontece a Cúpula de Líderes sobre o Clima, a Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham Brasil) anunciou o lançamento do movimento Brasil pelo Meio Ambiente. A iniciativa reúne 49 empresas com o objetivo de reforçar o compromisso do setor com a preservação ambiental, com previsão de mais de R$ 12 bilhões em ações de sustentabilidade no país.
“Realizamos essa iniciativa para inspirar outras empresas a aprofundar suas ações na área de sustentabilidade, além de informar a sociedade e autoridades brasileiras que o comprometimento empresarial está crescendo, e a sua agenda ambiental está cada dia mais consolidada”, disse a CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas, em entrevista à CNN. “Entendemos que a agenda ambiental tem a capacidade de afetar o Brasil em muitos tópicos, principalmente na sua inserção internacional.”
Deborah destacou a importância do engajamento do setor privado em ações de preservação ambiental, mas reforçou que isso não substitui a atuação do governo na área. “Por isso, é importante ressaltar que os compromissos anunciados pelo presidente Bolsonaro [na Cúpula do Clima], que são sinalizações corretas e construtivas, têm que ser acompanhados de planos de execução que sejam factíveis e muito mais detalhados.”
Segundo ela, além da sociedade brasileira, a comunidade e investidores internacionais estão mais vigilantes às práticas ambientais do país. “Vão querer constatar resultados concretos em termos de desmatamento, queimada, grilagens, garimpos ilegais. Resultados concretos são a chave do nosso passaporte para um protagonismo que ainda não conseguimos ter.”