Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inflação do Reino Unido pode chegar a 18% em 2023, alerta Citi

    "Questão agora é o que a política pode fazer para compensar o impacto tanto na inflação quanto na economia real", disse especialista do banco norte-americano

    Reuters

    A inflação de preços ao consumidor britânico deve atingir um pico de 18% – nove vezes a meta do Banco da Inglaterra – no início de 2023, disse um economista do banco norte-americano Citi nesta segunda-feira (22), elevando a previsão mais uma vez, à luz do último salto nos preços da energia.

    “A questão agora é o que a política pode fazer para compensar o impacto tanto na inflação quanto na economia real”, disse Benjamin Nabarro em nota aos clientes.

    A última vez em que a inflação dos preços ao consumidor passou de 18% foi em 1976.

    A favorita para se tornar a próxima primeira-ministra da Grã-Bretanha, Liz Truss, provavelmente apresentará medidas para apoiar as famílias que teriam um impacto compensador limitado na inflação, disse Nabarro.

    Com a inflação agora definida para atingir um pico substancialmente mais alto do que a previsão de 13% do Banco da Inglaterra em agosto, seu Comitê de Política Monetária provavelmente concluirá que os riscos de uma inflação mais persistente se intensificaram, disse a nota.

    “Isso significa colocar as taxas em território restritivo e rapidamente”, disse Nabarro.

    “Se surgirem sinais de inflação mais embutida, achamos que a taxa bancária de 6-7% será necessária para controlar a dinâmica da inflação. permitir que o MPC faça uma pausa na virada do ano”, acrescentou.

    O BoE anunciou um raro aumento de meio ponto percentual na taxa de juros no início deste mês e os investidores esperavam outro grande movimento quando o MPC fizer seu próximo anúncio de política monetária programado em 15 de setembro.

    Nabarro disse esperar que o índice de preços de varejo da Grã-Bretanha – que é usado para definir o retorno dos títulos indexados à inflação – atinja um pico de mais de 20%.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original