Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Índice de confiança cai em 18 setores industriais; infraestrutura é o que mais cresce, diz CNI

    Índice de Confiança do Empresário Industrial aponta que segmento de infraestrutura registrou aumento de 2,3 pontos no mês

    Pedro Zanattado CNN Brasil Business , em São Paulo

    A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta quarta-feira (20), o Índice de Confiança do Empresário Industrial referente ao mês de julho. O levantamento aponta uma queda em 18 de 29 setores analisados.

    O setor de obras de infraestrutura foi um dos que registraram maiores avanços da confiança, com um aumento de 2,3 pontos, totalizando 55,6 pontos. Em junho, o setor havia registrado 53,3 pontos de confiança do empresário.

    Além de obras de infraestrutura, o setor de bebida também está entre os que tiveram maiores avanços, contabilizando alta de 2 pontos, totalizando 57,9, e o setor de Couro e artefatos de couro, com avanço de 1,5 pontos, encerrando em 54,3 pontos.

    Já entre as maiores quedas registradas pelo índice, o segmento de Biocombustíveis se destaca, com -5,1 pontos (totalizando 52,8), seguido por Produtos farmoquímicos e farmacêuticos, -4,1 pontos (54,8) e Serviços especializados para construção, com -3,8 pontos (55,8).

    Os setores em que a confiança não variou foram: Produtos de madeira e Produtos diversos.

    Portes de empresa

    No recorte pelo porte das empresas, o índice aponta que a confiança recuou em todos os portes de empresa do setor industrial, com maior magnitude nas pequenas empresas (-1,3 ponto).

    As médias e grandes empresas registraram um recuo da confiança mais moderado (-0,5 e -0,4 ponto, respectivamente).

    Por região

    De acordo com a CNI, a confiança do setor industrial avançou apenas na região Nordeste (com alta de 1,1 ponto), registrando recuo em todas as demais regiões do Brasil.

    A maior queda da confiança aconteceu nas regiões Centro-Oeste (-1,4 ponto) e Sudeste (-1,3 ponto), principalmente por conta da queda de confiança do setor de Biocombustíveis. Em seguida, vêm as regiões Norte (-0,9 ponto) e Sul (-0,6 ponto).

    Na região Norte, a queda da confiança do setor de Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e outros foi determinante para o resultado.

    Tópicos