Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hotel no espaço: empresa planeja inaugurar estação espacial privada até 2027

    Modelo é similar a uma roda gigante e deve contar com opções de entretenimento e lazer; preços não foram divulgados

    Orbital Assembly Virtual Event
    Orbital Assembly Virtual Event Foto: reprodução/youtube

    Wesley Santana,

    colaboração para o CNN Brasil Business

     

    O sonho que muitas pessoas comuns têm de visitar o espaço começa a ganhar forma. Recentemente, a Orbital Assembly Corporation (OAC), uma subsidiária da americana The Gateway Foundation, divulgou detalhes de seu projeto de hotel em órbita. É isso mesmo: a empresa planeja construir uma estação espacial comercial, com gravidade artificial e capacidade para até 400 pessoas simultaneamente. 

     

    Nomeado de Voyager Station, o projeto teve seus detalhes apresentados em uma transmissão pelo Youtube. A ideia é que ele seja um hotel de alto padrão e comece a ser construído em 2025, com previsão de inauguração para 2027. A OAC planeja um esquema que torne a gravidade orbital semelhante à lua, o que deve permitir que humanos permaneçam por mais tempo no espaço.

    A equipe técnica, formada por ex-funcionários da NASA, mostrou como seria o funcionamento desse hotel fora da terra. O modelo é muito parecido com uma roda gigante, com várias capsulas individuais. Esse grande objeto ficaria girando no espaço de modo a criar essa gravidade artificial. “Este provavelmente será o primeiro projeto de construção comercial no espaço da história”, diz a OAC. 

    Orbital Assembly Virtual Event
    Orbital Assembly Virtual Event
    Foto: reprodução/youtube

     

    Ainda segundo a empresa, o Voyager será um complexo com restaurantes, bares, biblioteca, academia, cassinos e até um spa. Todo o percurso dos hóspedes e de cargas será feito por meio de tubos pressurizados, conectados a um hub central. De dentro, como mostram as imagens, vai ser possível ver todo o espaço.

    O objetivo é acomodar hóspedes privados e cientistas enviados por governos e empresas para pesquisas espaciais. Agora, a companhia busca investimento financeiro para viabilizar a construção, que será feita por robôs.

    Orbital Assembly Virtual Event
    Orbital Assembly Virtual Event
    Foto: reprodução/youtube

     

    “Nossa visão é criar uma empresa de construção espacial para o projeto, fabricação e montagem de grandes estruturas no espaço, incluindo estações espaciais comerciais, plataformas espaciais de energia solar e depósitos de propulsores. Para atingir esse objetivo, desenvolvemos várias patentes de design para robôs de montagem no espaço”, informa a página de investimentos. 

    Dados sobre o custo total do empreendimento e de quanto isso vai custar aos interessados não foram divulgados. Mas, ao que tudo indica, o preço pode passar das nuvens e frustrar o sonho de muita gente.