Governo indica diretor de consórcios para ser presidente do Banco do Brasil
O banco estatal anunciou a saída de André Brandão por meio de fato relevante no fim da tarde desta quinta-feira
Presidente da BB Administradora de Consórcios desde setembro de 2020, Fausto de Andrade Ribeiro é o nome escolhido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a presidência da estatal no lugar de André Brandão, que renunciou nesta quinta-feira (18).
Fausto Ribeiro já é funcionário do Banco do Brasil, onde está na gerência executiva desde 2000. Desde setembro de 2020, Ribeiro ocupava o posto de CEO da BB Administradora de Consórcios, braço do banco para o segmento.
Formado em administração e direito, ribeiro também já foi diretor geral da unidade do Banco do Brasil na Espanha de 2013 a 2016.
André Brandão deixará o comando da instituição estatal no dia 1º de abril, apenas seis meses deposi de ter assumido o cargo.
Conversas sobre a possível saída vinham desde janeiro, quando Bolsonaro já teria tentado demitir o executivo, depois que o BB anunciou um plano de economia que incluía o fechamento de 361 agências e cerca de 5 mil demissões.
Os rumores se intensificaram após troca de comando na Petrobras, em fevereiro. Na época, Brandão chegou a reclamar com Guedes de que estaria sem condições para trabalhar diante das especulações.