Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líderes: Governo deveria criar Fies para a educação básica, diz Chaim Zaher

    Presidente e fundador do Grupo SEB, que administra 44 escolas com 45 mil alunos, ainda defende a formulação de um "ProUni" para as escolas

    Do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Os efeitos da pandemia provocada pelo novo coronavírus obrigou o fechamento de instituições de ensino em todo o mundo. Mais de 1,3 bilhão de estudantes, cerca de 73% do total, estão parados ou tiveram aulas suspensas por um período. As escolas privadas também sofrem com a situação: pais perdem o emprego e começam a pedir por descontos para conseguir custear a mensalidade dos filhos.

    Para Chaim Zaher, fundador e presidente do Grupo SEB, dono de 44 escolas que reúnem 45 mil alunos em todo o país, seria necessário que o governo entrasse no jogo para ajudar tanto as instituições quanto os pais que não estão conseguindo arcar com as suas despesas na educação.

    “Muitos pais estão com dificuldades e por isso fiz uma proposta de criar programas como o Fies e o ProUni para a educação básica”, diz Zaher, em entrevista ao programa Líderes, comandado por Raquel Landim. “Não é questão de dar dinheiro para não ter pagamento, mas um empréstimo que o governo daria para os pais.”

    No caso do ProUni, programa em que o governo paga de 50% a 100% dos custos dos universitários de baixa renda, Zaher defende que fossem custeados colégios de até R$ 600 para alunos que optarem por aulas na rede privada em vez do ensino público. Segundo o empresário, há deputados federais trabalhando para que essa proposta seja analisada pelo Congresso. 

    A Federação das Escolas Particulares já admite um aumento da inadimplência de 10% para 25%. Mesmo assim, Zaher diz que o Grupo SEB não irá demitir e nem mesmo está tendo que negociar muitos descontos com os pais dos alunos da escola. 

    “Eu acho que chega até quase 30% de inadimplência, mas encaro como normal dentro do grupo”, diz Zaher, que acredita que os pais pagarão as contas das escolas que prestarem bons serviços. “As escolas que estão cumprindo com a missão de educar estão administrando de tal maneira porque continuam com os professores trabalhando.”

    Tópicos

    Tópicos