Etios sai de linha no Brasil e Toyota aposta no Corolla Cross, SUV mais barato
Dupla formada por hatchback e sedã deixará de ser comercializada em abril. Marca estreará modelo inédito em março
Após 8 anos de mercado, o Toyota Etios se despedirá do Brasil. A informação foi confirmada pela montadora, que encerrará as vendas tanto do hatch quanto do sedã em abril para o mercado brasileiro. Os modelos continuarão sendo fabricados em Sorocaba (SP) para atender aos demais mercados da América do Sul, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru.
De acordo com o comunicado oficial emitido pela Toyota, o fim das vendas da família Etios no Brasil tem por missão abrir espaço na linha de produção paulista para “a introdução de um novo modelo que será comercializado em breve no mercado nacional”.
Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, afirmou que “decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”.
Derivada de um projeto projeto indiano, as variantes do Toyota Etios já deixaram de ser oferecidas naquele mercado asiático. Desde seu lançamento no Brasil, em 2012, a linha Etios acumulou mais de 620 mil unidades construídas por aqui, somados o hatch e o sedã. Para a dupla, o foco agora será atender aos demais mercados da América do Sul, onde seu desempenho tem sido melhor, proporcionalmente. Os carros começaram a ser exportados a partir do Brasil em 2013 e, desde então, já emplacaram mais de 180 mil unidades na região.
Corolla Cross ocupará espaço do Etios na fábrica
Com o crescimento do mercado de SUVs, a maioria das montadoras nacionais já conta com uma ampla gama de produtos voltados para essa categoria com diferentes propostas e tamanhos. A Toyota possui apenas dois: o SW4, que parte de R$ 209.690, e o RAV4, híbrido importado, que não custa menos que R$ 241.990.
No entanto, a marca já tem planos de nacionalizar a produção do Corolla Cross, novo SUV da empresa que foi apresentado na Ásia em 2020. Utilizando a mesma arquitetura básica do Corolla sedã, a novidade será lançada pela Toyota para nosso mercado em 11 de março. Este é o “novo modelo” que a marca cita no comunicado, sem confirmar seu nome.
Com uma expectativa de que seus preços variem entre R$ 140 mil e R$ 190 mil, o novo Toyota Corolla Cross irá competir no segmento dos SUVs médios, um dos mais competitivos do país nos últimos anos. Sua missão não será fácil, pois terá que bater de frente com o Jeep Compass, um dos utilitários esportivos mais vendidos do Brasil e que receberá uma nova cara e inéditos motores flex turbinados ainda em 2021. Além do Jeep, a Volkswagen também se prepara para oferecer por aqui o Taos, modelo intermediário que ficará entre os atuais T-Cross e Tiguan, com preços similares ao produto da Toyota.
Além de usar o consagrado conjunto do Corolla, o Corolla Cross também deverá utilizar os mesmos propulsores. Estarão disponíveis um 2.0 flex com injeção direta de combustível capaz de entregar até 177 cv de potência, ou um híbrido formado pelo propulsor 1.8 flex a combustão e um elétrico, gerando em conjunto 122 cv.
Será o primeiro modelo eletrificado da categoria vindo de uma marca generalista e com preços abaixo de R$ 200 mil. O novo SUV também se diferenciará pelo amplo pacote de de equipamentos de segurança que, entre outros itens, deverá contar com alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência.