Estrangeiro se assusta com renúncia na Eletrobras e ação cai 11,76% em NY
Wilson Ferreira Junior, que comandava a estatal, já foi confirmado como CEO da BR Distribuidora
O pedido de demissão do presidente da Eletrobras Wilson Ferreira Júnior pegou o governo e o mercado financeiro de surpresa no início desta semana.
A justificativa oficial foi de que ele deixará o cargo por motivos pessoais, mas quem sabe da sua missão frustrada de conduzir a privatização da estatal induz que há muito de frustração por trás da decisão.
Essa motivação oculta não passou despercebida pelos investidores lá fora: a ação da Eletrobras caiu 11,76% na bolsa de Nova York.
Neste episódio do Abertura de Mercado, descubra ainda qual o nome mais cotado do governo para substituir Wilson Ferreira na estatal.
Ouça também sobre o editorial do Financial Times, que fez uma contundente crítica ao governo brasileiro. Paulo Guedes não foi poupado no texto, que aponta a debandada da equipe econômica.
Falando no ministro da economia, Guedes afirmou ontem que a vacinação em massa é o caminho para a recuperação econômica.
Mas enquanto a vacina não vem e a economia não se recupera, milhares de brasileiros que recebiam o auxílio emergencial ainda não encontraram uma forma de substituir essa renda.
Na agenda desta terça-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a prévia da inflação de janeiro. Saem ainda os números do balanço do quarto trimestre e do resultado fechado de 2020. Nos Estados Unidos, saem os dados sobre a confiança do consumidor em janeiro.