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    Empresas de bebidas alcoólicas têm faturamento 71% menor na 1ª quinzena de abril

    Diminuição das vendas está intimamente ligada ao fechamento de bares e restaurantes, imposto pela pandemia, avalia a Associação Brasileira de Bebidas

    Do CNN Brasil Business*, em São Paulo

    O faturamento das empresas de bebidas alcoólicas caiu 71% na primeira quinzena de abril, segundo dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Para a presidente-executiva da instituição, Cristiane Foja, a diminuição de vendas está intimamente ligada ao fechamento de bares e restaurantes, imposto pela quarentena durante a pandemia do novo coronavírus. 

    No entanto, ela comenta que o consumo destes produtos costuma reagir imediatamente à renda dos brasileiros.”A bebida alcoólica é um complemento ao convívio social, às celebrações e aos encontros festivos. No isolamento social, não há esta interação em larga escala”, diz Cristiane.

    Uma pesquisa encomendada pela Abrabe à KPMG, em outubro de 2019, mostrou que 61% do consumo de bebidas alcoólicas acontece em bares, restaurantes, casas noturnas e eventos.

    Mas, para além do fechamento destes estabelecimentos, a recessão econômica que se desenha para os próximos meses também deve influenciar o padrão de consumo dos brasileiros quando se trata de bebida. “Quando há uma crise econômica no País, os consumidores fazem um down-grade de produtos ou, ainda, acabam acessando bebidas provenientes do mercado ilegal. Vimos isso em 2014 e 2015”, comenta Cristiane.

    A queda de faturamento registrada de 1 a 15 de abril nas empresas do ramo é maior que a da última pesquisa. A queda média no faturamento da segunda quinzena de março foi de 52%. A pesquisa foi feita junto às empresas associadas para acompanhar a evolução do impacto econômico devido à COVID-19.

    *Com informações do Estadão Conteúdo 

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