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    Elon Musk admite que Tesla tem problemas de qualidade

    Em entrevista, Musk admitiu que pode não ser uma boa ideia comprar um Tesla durante o período de desenvolvimento de um novo modelo

    Por Chris Isidore, do CNN Business, em Nova York

    Os críticos batem na Tesla há anos por questões de qualidade no Model 3. Agora, o CEO Elon Musk está admitindo que até seu opositor mais severo tinha razão.

    No início de 2018, o consultor de engenharia Sandy Munro, que desmonta e faz engenharia reversa em carros para avaliar a qualidade, emitiu um relatóriodo Model 3 citando “falhas que veríamos em um Kia nos anos 90”. O especialista observou inconsistências, como lacunas irregulares entre os painéis externos e problemas de pintura, revelando ao canal Autoline: “Não consigo imaginar como eles lançaram isso”.

    Surpreendentemente, Musk, que sempre se irritou com as críticas, concorda.

    “Achei que sua crítica estava correta”, disse Musk em uma entrevista a Munro que foi ao ar na terça-feira (2) no canal e podcast do YouTube “Munro Live”.

    Na entrevista, Musk também admitiu que pode não ser uma boa ideia comprar um Tesla durante o período de desenvolvimento de um novo modelo. A fala de Munro comparando a empresa de Musk à Kia veio quando a Tesla ainda estava lutando para encontrar as metas de produção iniciais para o Model 3.

    A confissão de Musk é um grande alerta, considerando que a empresa se prepara para iniciar a produção da picape Cybertruck no final deste ano, e deve abrir novas fábricas nos arredores de Austin, Texas, e de Berlim, Alemanha. 

    “Meus amigos perguntam: ‘Quando devo comprar um Tesla?’. Bem, ou compre logo no início ou quando a produção atingir o estado de equilíbrio. Durante essa ladeira de produção, é muito difícil estar no modo de subida vertical e acertar nos detalhes”, admitiu Musk.

    O consultor também questionou Musk sobre problemas de controle de qualidade mais recentes. Ele comprou um Model 3 2021 no ano passado e comparou-o com um Model 3 que outra pessoa comprou um mês depois – e viu uma melhora significativa.

    “No fim das contas, o carro do outro cara era fabuloso, o melhor que poderia ser”, comentou Munro. “Eu realmente não entendo. O meu foi construído num certo mês, o dele foi construído um mês depois. O meu teve problemas. O dele era perfeito”.

    Musk disse que a Tesla continuou a fazer progressos mesmo em dezembro do ano passado, observando que a empresa está encontrando problemas mais rapidamente à medida que o ritmo de produção acelera.

    “Quando você vai mais rápido, acaba descobrindo essas coisas. Se a gente soubesse com antecedência, consertaria antes”, afirmou.

    Musk também discutiu alguns outros desafios que a empresa já enfrentou. Depois que Munro elogiou os assentos do Model 3 como os mais confortáveis que já experimentou em um carro, Musk disse que costumava se referir ao assento do Model S inicial, um dos primeiros veículos da empresa, como um “cogumelo de pedra”. 

    “Os primeiros Model S provavelmente tinham o pior banco de todos os carros nos quais já me sentei”, lembrou Musk.

    Munro não é o único a destacar os problemas de controle de qualidade na Tesla. A organização de defesa do consumidor Consumer Reports, que elogiou o design de muitos modelos da marca, disse que o controle de qualidade deficiente – incluindo fios de cabelo grudados nas pinturas – significava que não poderia recomendar seu mais novo veículo, o SUV Model Y.

    Dos quatro veículos que a Tesla vende atualmente, apenas o Model 3 tem a cobiçada classificação “recomendada” da Consumer Reports, embora tenha brevemente perdido esse status no início de 2019.

    (Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

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