Daimler aceita pagar por uso de tecnologias protegidas por patentes da Nokia
A Nokia recebe pagamento de cerca de US$ 2 por veículo, de acordo com acertos de licenciamento de patentes para tecnologias similares
A Daimler fechou acordo para pagar à Nokia por uso de tecnologias protegidas por patentes da empresa, encerrando uma disputa legal entre as duas companhias em torno de royalties.
A Nokia, que obtém 1,4 bilhão de euros por ano em receitas de licenciamento de patentes, e a Daimler travavam há alguns anos disputas em tribunais da Alemanha.
As companhias de tecnologia querem que as montadoras de veículos paguem royalties pelo uso de tecnologias que incluem sistemas de navegação, comunicações e direção autônoma, mas as montadoras afirmam que são seus fornecedores que deveriam pagar, o que poderia reduzir tarifas de patentes.
Nokia e Daimler não revelaram os termos do acordo, mas afirmaram que vão encerrar os processos abertos. A Daimler até agora nunca pagou a Nokia pelo uso de suas patentes.
Segundo fontes próximas do acordo, a Nokia recebe pagamento de cerca de US$ 2 por veículo, de acordo com acertos de licenciamento de patentes para tecnologias similares.
Audi, Bentley, BMW, Mini, Porsche, Rolls Royce, Seat, Skoda, Volkswagen e Volvo já pagam tarifas de patentes para a Nokia.