Concurso do Censo 2022 tem mais de 1,1 milhão de inscritos para 206,8 mil vagas
Cronograma de seleção dos candidatos permitirá que os trabalhadores temporários sejam treinados a tempo para iniciar coletas, segundo IBGE
O concurso para as 206,8 mil vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022 recebeu mais de um 1,1 milhão de inscritos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As inscrições se encerraram na última sexta-feira (21).
O processo seletivo oferece 183.021 vagas para recenseador, que exigem ensino fundamental completo e proporcionam remuneração por produção, 18.420 vagas de agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 de agente censitário municipal (ACM), que exigem ensino médio completo, com salários de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente.
Os recenseadores são os responsáveis pela coleta de informações nos domicílios, enquanto os agentes censitários orientam e supervisionam o trabalho de campo.
Segundo Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE, o cronograma de seleção dos candidatos permitirá que os trabalhadores temporários sejam treinados a tempo de iniciar a coleta de informações em campo até, no máximo, agosto.
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico visita todos os cerca de 71 milhões de lares brasileiros. O concurso atual é o terceiro aberto pelo IBGE para seleção de trabalhadores temporários que atuarão no Censo Demográfico de 2022. O levantamento deveria ter ido a campo em 2020, mas foi adiado por causa da pandemia de Covid-19, e o concurso instaurado à época foi cancelado.
O IBGE tentou levar a campo o Censo em 2021, mas não obteve a verba necessária no orçamento federal, fazendo com que o segundo processo seletivo também acabasse cancelado.