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    Chinesa Great Wall compra fábrica da Mercedes-Benz no interior de SP

    Chinesa Great Wall quer quintuplicar novo investimento

    Foto: Divulgação/Mercedes

    Por Eduardo Laguna, do Estadão Conteúdo

    A chinesa Great Wall efetivou a compra da fábrica de automóveis de luxo da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, após anos planejando a sua entrada no mercado brasileiro.

    A venda da unidade foi confirmada nesta quarta-feira (18) pela Mercedes, que fechou em dezembro a fábrica onde produzia os modelos Classe C (sedã) e GLA (utilitário esportivo), atribuindo a decisão, na época, às dificuldades, agravadas pela pandemia, da economia brasileira.

    O negócio com a Great Wall envolve toda a fábrica de automóveis, incluindo terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, prédios e equipamentos de produção.

    Na nota do anúncio, em que não abre o valor de venda da fábrica, a Mercedes informa que sua rede de concessionárias seguirá funcionando normalmente, vendendo agora apenas carros importados. Também assegura que a decisão não afeta a produção de caminhões e chassis de ônibus no Brasil.

    Chinesa Great Wall quer quintuplicar fábrica

    Os planos da Great Wall no Brasil incluem aumentar em cinco vezes a capacidade de produção da fábrica adquirida, de onde a montadora chinesa pretende fabricar carros não apenas ao mercado brasileiro, mas também a países vizinhos do continente.

    Assim que a fábrica for entregue pelos alemães, o que deve acontecer até o fim deste ano, a Great Wall começa a adaptar as instalações às suas linhas de produtos, elevando o potencial de produção para 100 mil automóveis por ano.

    A unidade, que produzia modelos premium da Mercedes, foi projetada para montar no máximo 20 mil veículos por ano. O Brasil faz parte do projeto de internacionalização da Great Wall, cujos últimos movimentos envolveram ainda a compra de fábricas da General Motors (GM) na Índia e na Tailândia, esta inaugurada há dois meses.

    No ano passado, a montadora vendeu 1,1 milhão de veículos em todo o mundo, sendo 67% do total – 750 mil unidades – referente a vendas de utilitários esportivos da Haval, marca cotada a ser produzida nas linhas que a Great Wall comprou da Mercedes em Iracemápolis, cidade a 170 quilômetros da capital paulista, onde está o maior mercado do País.

    A intenção dos chineses é extrapolar, porém, as fronteiras do país e levar os modelos fabricados no Brasil a mercados vizinhos da América do Sul.

    Em comunicado no qual confirma a investida no Brasil, Liu Xiangshang, vice-presidente da Great Wall, considerou o país um mercado estratégico dentro das ambições do grupo chinês de se colocar entre os maiores fabricantes de automóveis do mundo.

    “Consideramos o Brasil um mercado estratégico no plano global de internacionalização. Dentro deste plano, nos dedicamos a estudar as preferências dos consumidores locais e o desenvolvimento e mudanças do mercado automobilístico”, comenta o executivo.