Carros: confira os principais lançamentos que devem chegar no 2º semestre
Apesar da pandemia e da escassez de componentes, mercado nacional de automóveis terá diversas estreias nos próximos meses
Em 2020, a indústria automotiva foi severamente atingida pela pandemia. Isso acarretou em fechamento de fábricas, suspensão de produção e até na revisão dos planos de investimentos em novos produtos. O resultado é que diversos lançamentos foram “empurrados” para 2021. Somente no primeiro semestre já surgiram nomes de peso, como o Jeep Compass renovado e os inéditos Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.
No entanto, o segundo semestre ainda promete uma série de lançamentos até o final do ano. Porém, com a escassez de componentes como os semicondutores, a lista não é definitiva, podendo sofrer alterações conforme a programação das respectivas montadoras. Confira aqueles que já estão prometidos para chegar.
Os principais lançamentos previstos para o 2º semestre
Chevrolet Bolt
Apresentado em fevereiro nos EUA, o novo Chevrolet Bolt recebeu uma atualização no visual. Porém, a grande novidade está por dentro, onde ganhou uma nova central multimídia. Com uma atualização nas baterias, o carro elétrico da marca promete uma autonomia de até 416 km. A Chevrolet do Brasil já confirmou sua chegada ao Brasil para “meados de 2021”.
Substituto do Citroën C3
Atualmente, a Citroën oferece o C4 Cactus como o único produto 0km. Desde a formação da Stellantis, que uniu Fiat, RAM, Jeep, Peugeot e Citroën, as marcas francesas estão aguardando uma renovação. A primeira novidade deverá ser um inédito SUV de pequeno porte, que entraria no lugar do finado C3 como porta de entrada da marca. O carro, porém, ainda roda em testes no Brasil e na Índia. Assim, são poucas as informações oficiais a seu respeito.
Exeed, nova marca da CAOA
Apesar de o Grupo CAOA ainda não confirmar, já registrou o nome Exeed por aqui. Trata-se uma divisão de luxo da chinesa Chery, marca cuja operação nacional é administrada pela CAOA. A ideia seria trazer primeiramente os SUVs como o Exeed TXL, baseado no CAOA Chery Tiggo 8, mas com visual e acabamento mais refinados.
Fiat Strada
A atual geração da Fiat Strada chegou no ano passado e manteve a picapinha como um dos carros mais vendidos do Brasil. No entanto, sua linha ainda não está completa. Até o final do ano, a marca deve apresentar uma opção com câmbio automático CVT para o motor 1.3 flex, além de uma nova versão de entrada mais barata e robusta.
Fiat 500e
A nova geração do simpático Fiat 500 foi apresentada na Europa e trouxe apenas motorização elétrica, chamando-se 500e. A novidade está nos planos de eletrificação do grupo Stellantis para o Brasil e deve ser lançado por aqui até o final do ano. Com 118 cv de potência, ele promete uma autonomia de até 320 km.
Fiat Pulse
Após uma série de imagens e vídeos antecipando a novidade, a Fiat finalmente deve revelar o Pulse, um inédito SUV de entrada mais barato que o Jeep Renegade, mas usando a plataforma do atual Fiat Argo. Para o Pulse, espera-se que a Fiat ofereça o já existente motor 1.3 flex, mas também introduza um inédito 1.0 turbo flex.
Honda City
Outro modelo que deve chegar ainda no segundo semestre é a nova geração do Honda City. Ela foi revelada no ano passado para os mercado asiáticos, trazendo um visual e acabamento mais refinados, além de uma variante do motor 1.5 das versões mais caras de Civic e HR-V, mas sem turbo. Posteriormente, deve chegar o inédito City hatch, que pode aposentar o Honda Fit no Brasil.
Hyundai Creta
Até o final do ano, a Hyundai deve finalmente atualizar o Creta, que já recebeu um novo visual nos mercados externos. A nova cara do SUV foi recebida com críticas mistas lá fora por conta dos conjuntos óticos frontal e traseiro divididos. Por outro lado, deverá ganhar o mesmo 1.0 turbo flex já disponível na atual linha HB20.
JAC E-JS1
A JAC Motors do Brasil está com planos de se tornar uma empresa de veículos elétricos e já tem alguns modelos movidos por baterias por aqui. Até o final do ano chega o E-JS1, primeiro fruto da joint-venture formada entre a chinesa e a Volkswagen. Ele deve desembarcar por aqui em setembro e promete ser o elétrico mais barato do país, com um preço anunciado de R$ 149.990. Ele trará baterias de 30,2 kWh, motor de 61 cv de potência e 260 km de autonomia.
Jeep híbrido
Outro passo no projeto de eletrificação do grupo Stellantis será a introdução de um Jeep com propulsão híbrida. Na Europa, a tecnologia já está disponível para os modelos Compass e Renegade nas versões batizadas de 4xe. Ainda não se sabe qual chegará por aqui até o final do ano, mas ambos combinam um motor 1.3 turbo que impulsiona as rodas dianteiras e um elétrico na traseira, tendo assim tração integral.
Jeep de 7 lugares
Outra promessa já antecipada pela Jeep e que deve chegar até o final do ano é um inédito modelo de 7 lugares. Ele deverá usar a base do atual Compass e compartilhar alguns componentes mecânicos, mas com a carroceria alongada para acomodar até 7 passageiros. O nome da novidade deverá ser Jeep Commander.
Peugeot 208 e-GT
Mais um elétrico para o mercado brasileiro, o Peugeot 208 e-GT foi prometido no lançamento da atual geração do carro, no ano passado, mas deve chegar apenas no segundo semestre. Apesar de ter as mesmas linhas do modelo a combustão, traz um motor elétrico de 136 cv de potência, mais que do atual 1.6 flex. As baterias de 50 kWh prometem uma autonomia de 340 km.
Renault Captur
Um pouco esquecido entre os SUVs compactos, o Renault Captur ganhará uma pequena atualização no visual agora em julho. A novidade mais importante será a estreia de um propulsor 1.3 turbo flex. Ele foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, onde é empregado em modelos como Classe A e GLA, entregando 163 cv e 25,5 kgfm de torque.
Renault Kwid
Até o final do ano, o Renault Kwid ganhará uma nova cara. O facelift para um dos carros mais baratos do Brasil já chegou na Ásia e o carro também pode ganhar um painel de instrumentos digital, caso siga o que foi visto na Índia. Em todo o caso, ele deve aposentar o atual motor em favor do 1.0 flex usado no Sandero, mais potente e econômico.