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    C6 Bank é multado em R$ 7 milhões pelo Procon-SP por crédito consignado

    Outra infração cometida pelo banco, diz o órgão, foi não prestar as explicações solicitadas pela equipe de fiscalização do Procon-SP

    Foto: C6 Bank/Divulgação

    Por André Ítalo Rocha, do Estadão Conteúdo

    O Procon de São Paulo informou nesta quinta-feira, (21) que multou o C6 Bank em R$ 7 milhões, por práticas abusivas relacionadas à operação de crédito consignado. Procurado pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o banco afirma que ainda não foi notificado a respeito da multa.

    O Procon ressalta que recebeu reclamações de consumidores de todo o Estado, que disseram que foram surpreendidos com empréstimos consignados não solicitados e com o desconto das parcelas em suas contas destinadas ao recebimento de benefícios de aposentadoria e pensão do INSS.

    “Os consumidores não solicitaram nem autorizaram esses empréstimos e, ao procurarem o C6, não conseguiram resolver a situação”, afirma o órgão de defesa do consumidor.

    Ao conceder empréstimo sem solicitação e fazer o desconto das respectivas parcelas, o Banco C6 cometeu prática abusiva. Além disso, a empresa aproveitou-se da idade e do fato dos consumidores serem titulares de aposentadoria e pensão, usou os dados das pessoas sem o devido consentimento e transferiu aos consumidores o ônus de comprovar que os contratos não eram válidos

    Diz o Procon.

    Ainda segundo o Procon, a instituição foi punida também por dificultar ou impedir o cancelamento de contratos – e a devida devolução dos valores – feitos pela internet ou telefone dentro do prazo de arrependimento legal, de sete dias.

    Outra infração cometida pelo banco, diz o órgão, foi não prestar as explicações solicitadas pela equipe de fiscalização do Procon-SP.

    A multa foi aplicada três meses depois de o Procon pedir explicações ao C6 Bank, após receber reclamações de clientes de que o banco teria realizado empréstimos consignados sem a solicitação deles, além de dificuldades para solucionar os problemas no serviço de atendimento.

    À época, o órgão de defesa do consumidor afirmou que foram registradas 149 queixas contra o C6 em setembro.