Bancos de investimento elevam previsões de alta de juros pelo BCE neste ano
Expectativa é que taxa de juros acumule alta de 1,5 ponto percentual em 2022 para conter inflação
O BofA Securities espera agora que o Banco Central Europeu (BCE) aumente as taxas de juros em 1,50 ponto percentual este ano, incluindo movimentos de 0,50 ponto em julho e setembro, disse o banco em uma nota nesta segunda-feira (6).
O banco, que anteriormente esperava 1,0 ponto percentual de altas este ano, disse na semana passada que a leitura da inflação da zona do euro, que 1,0 ponto percentual é o mínimo que o banco irá entregar.
“Nossa previsão já era mais “hawkish” (inclinada a reduzir estímulos) do que o consenso, e é ainda mais agora. Continuamos a nos preocupar que isto seja muito e rápido demais”, disseram os analistas na nota.
Em nota separada, o Barclays disse na segunda-feira que agora espera que o BCE aumente os juros em 0,25 ponto em cada reunião de julho a dezembro.
Ele espera mais uma alta depois disso no primeiro trimestre do próximo ano, o que elevaria a taxa de depósito do BCE para 0,75%.
O BCE subiu pela última vez os juros em 2011 e sua taxa de depósito está atualmente em -0,50%.
Os mercados monetários precificam atualmente mais de 1,30 ponto de aumentos até o final do ano, com um movimento de 0,50 ponto em uma única reunião até outubro.