App de entregas Grab é avaliado em US$ 40 bi após maior fusão do tipo no mundo
A operação abre caminho para uma listagem nos Estados Unidos do maior aplicativo de entrega de comida do sudeste asiático
A Grab Holdings, maior empresa de transporte urbano e de entregas por aplicativo do sudeste da Ásia, divulgou nesta terça-feira (13) que vai fazer uma fusão com a empresa de propósito específico Altimeter Growth Corp. Com a operação, a nova companhia passa a valer quase US$ 40 bilhões, o que abre caminho para uma listagem nos Estados Unidos.
A fusão, o maior acordo com uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC, na sigla em inglês) da história, ressalta o frenesi em Wall Street em torno da sigla, já que as “spacs” levantaram US$ 99 bilhões nos EUA até agora este ano, após um recorde de US$ 83 bilhões em 2020.
O acordo da Grab com a spac da Altimeter Capital inclui investimento privado de mais de US$ 4 bilhões por investidores que incluem BlackRock, Fidelity International, Janus Henderson Investors e Temasek Holdings.
O investimento será liderado por fundos administrados pela Altimeter Capital, que vão aportar US$ 750 milhões. As transações proporcionarão à Grab cerca de US$ 4,5 bilhões em dinheiro. A Grab disse que sua decisão de se tornar uma empresa pública foi impulsionada por um forte desempenho financeiro em 2020, apesar da pandemia.
O anúncio marca uma grande vitória para os primeiros investidores da Grab, que incluem o SoftBank Group e a rival chinesa Didi Chuxing. A Grab foi avaliada em pouco mais de US$ 16 bilhões no ano passado.
O aumento no valor da empresa valida a estratégia do cofundador da Grab, Anthony Tan, de explorar agressivamente o crescimento em novos setores e aumentar a participação de mercado ao injetar bilhões de dólares para localizar seus serviços e investir em economias de alto crescimento.
Com operações em oito países e 398 cidades, Grab é a startup mais valiosa do Sudeste Asiático.
A Grab, cuja receita líquida cresceu 70% no ano passado, ainda não se tornou lucrativa. Mas a companhia espera que seu maior segmento – entregas de comida – se equilibre até o final de 2021, à medida que mais consumidores adotem o delivery de refeições após a pandemia.
A empresa teve receita líquida ajustada de US$ 1,6 bilhão em 2020 e prevê alta para US$ 4,5 bilhões em 2023. A companhia espera ter lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em 2023.