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    Ações da Netflix podem enfrentar dificuldade, após divulgação do lucro do 2º tri

    Crescimento de assinantes ainda existe, mas ritmo diminuiu drasticamente

    Logo da Netflix (14/10/2014)
    Logo da Netflix (14/10/2014) Foto: Mike Blake/File Photo/Reuters

    Julia Horowitz, CNN Business, em Londres

    Após atingir o auge de popularidade em 2020, a Netflix vive um ano desafiador. As ações, que subiram 67% no ano passado, caíram 1% em 2021. Ao mesmo tempo, o índice S&P 500 subiu 16%.

    A justificativa está no crescimento de assinantes, que diminuiu drasticamente à medida que mais pessoas recebem vacinas contra a Covid-19, além do aumento da competição entre os serviços de streaming. A empresa também vem lançando menos programas de TV e filmes, resultado da desaceleração da produção relacionada ao ‘lockdown’.

    Os analistas acreditam que o lucro do segundo trimestre da Netflix, previsto para ser divulgado nesta terça-feira (20), não será dos melhores. As comparações serão difíceis, visto que a empresa adicionou impressionantes 10 milhões de assinantes durante o mesmo período de 2020. Agora, projeta-se aumento de 1 milhão de novos clientes.

    “A pandemia provavelmente puxou parte da demanda”, afirmou Tuna Amobi, analista do CFRA. Mas Wall Street continua extremamente otimista quanto ao futuro da empresa.

    Apesar disso, o cardápio de conteúdo da Netflix para o segundo semestre deve atrair muita atenção, segundo Doug Anmuth, analista do JPMorgan. “Acreditamos que [a Netflix] poderia ter sua lista de conteúdo de 6 meses mais forte de todos”, disse ele, em uma nota recente a clientes, apontando para o lançamento de novas temporadas de “Money Heist”, “Sex Education” e “You”, como bem como o filme de ação “Red Notice”, estrelado por Dwayne Johnson (também conhecido como The Rock).

    A Netflix também está tomando medidas para tornar seu produto ainda mais valioso aos olhos dos consumidores. Na semana passada, a Bloomberg informou que a empresa planeja oferecer videogames em seu serviço no próximo ano. 

    Amobi vê isso como “uma progressão natural” para a empresa, embora seja um mercado difícil de entrar. O UBS estima que o mercado global de jogos movimente cerca de US$ 176 bilhões. “A empresa não está começando do zero”, disse. “Eles têm algumas propriedades que podem reutilizar”, o que pode “justificar aumentos de preço no futuro”, afirmou.

    A companhia também explora novas fontes de receita. No mês passado, anunciou que estava lançando uma loja online que venderia mercadorias de programas populares como “Stranger Things” — uma inspiração clara no modelo da concorrente Disney, que ganha muito dinheiro com propriedade intelectual com parques temáticos, camisetas e brinquedos de pelúcia. “Se você é um provedor de propriedade intelectual, não quer deixar nenhum dinheiro na mesa”, avaliou Amobi.