Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Amazon e Apple são as marcas mais valiosas do mundo, diz pesquisa Kantar

    As principais marcas chinesas consolidaram sua liderança sobre as principais marcas europeias: a China representou 14% das 100 maiores marcas

    Foto: Reuters

    Guy Faulconbridge e Ben Makori

    da Reuters

     A Amazon e a Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mas as chinesas estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que os principais nomes da Europa, de acordo com um ranking global da Kantar BrandZ.

    A Amazon continua sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de US$ 684 bilhões, seguida pela Apple, comUS$  612 bilhões, e pelo Google, da Alphabet, com US$ 458 bilhões, disse a Kantar.

    A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as companhias do país asiático, ficando em quinto lugar na lista, enquanto Alibaba ficou em sétimo lugar.

    “As marcas chinesas estão progredindo de forma constante e lenta e têm feito avanços significativos à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos tecnológicos e demonstram suas habilidades para se alinhar com as principais tendências que moldam a China e o mercado global”, disse Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da Kantar BrandZ.

    Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo e Meituan, a maior fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a montadora de carros elétricos norte-americana Tesla.

    A Tesla foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para US$ 42,6 bilhões, disse a Kantar.

    As principais marcas chinesas consolidaram sua liderança sobre as principais marcas europeias: a China representou 14% das 100 maiores marcas, ante 11% há uma década, enquanto as marcas europeias responderam por 8%, ante 20% uma década atrás, disse a Kantar.

    A principal marca europeia foi a francesa Louis Vuitton em 21º lugar, seguida pelo grupo de software SAP da Alemanha em 26º lugar. A única marca britânica da lista foi a Vodafone no 60º lugar.

    As marcas norte-americanas cresceram mais rapidamente no ano passado e representaram 74% das 100 maiores, segundo o ranking.

    As 100 maiores marcas do mundo valem juntos US$ 7,1 trilhões, disse Kantar.

    Ranking Kantar 

    2021 bi ante 2020

    1. Amazon US$ 683,852  – 64%
    2. Apple US$ 611,997 –  74%
    3. Google US$ 457,998 –  42%
    4. Microsoft US$ 410,271  – 26%
    5. Tencent US$ 240,931 –  60%
    6. Facebook US$ 226,744 – 54%
    7. Alibaba US$ 196,912 –  29%
    8. Visa US$  191,285 –  2%
    9. McDonald’s US$ 154,921 – 20%
    10. MasterCard US$ 112,876 – 4%