Ações nos EUA caem com temores de outro grande aumento da taxa de juros pelo Fed
Dow terminou o dia com uma perda de mais de 640 pontos, ou 1,9%. O S&P 500 e o Nasdaq caíram 2,1% e 2,6%, respectivamente
As ações negociadas nos Estados Unidos caíram nesta segunda-feira (22), com investidores mais uma vez começando a se preocupar com o fato de o banco central do país, o Federal Reserve (Fed), irá aumentar as taxas em três quartos de ponto no próximo mês.
O Dow Jones terminou o dia com uma perda de mais de 640 pontos, ou 1,9%. Todas as 30 ações do índice caíram, e apenas 25 das ações do índice blue chip S&P 500 foram negociadas em alta hoje. O S&P 500 e o Nasdaq caíram 2,1% e 2,6%, respectivamente.
As ações também caíram na sexta-feira, quando o mercado quebrou uma sequência de quatro semanas de vitórias. Os mercados se recuperaram em julho e agosto após um primeiro semestre brutal de 2022.
Mas o pêndulo pode estar voltando ao pessimismo. O CNN Business Fear & Greed Index, que mede sete indicadores de sentimento do mercado, aproximou-se dos níveis de fear (temer em inglês) na manhã de segunda-feira. O índice avançou para o território conhecido como Greed (ganância em inglês) apenas uma semana atrás.
Crescem as preocupações de que o Fed ainda não terminou com seus aumentos de taxas superdimensionados. O Fed elevou as taxas em três quartos de ponto percentual, ou 75 pontos base, tanto em junho quanto em julho.
Mas após os dados mais recentes sobre preços ao consumidor e ao produtor, que mostraram que a taxa de inflação esfriou um pouco no mês passado, os investidores começaram a esperar que o Fed pudesse aumentar as taxas em apenas meio ponto em setembro.
O pensamento era que a inflação estava diminuindo e a economia poderia estar desacelerando. No entanto, o mercado de trabalho continua forte e as vendas no varejo se mantiveram razoavelmente bem, apesar da inflação.
Isso levou mais observadores do mercado a prever que o Fed pode permanecer agressivo com aumentos de taxas no futuro próximo. As chances de outro aumento de 75 pontos base versus um aumento de meio ponto agora são vistas como cerca de 50-50.
“As expectativas do mercado para o que o Fed fará têm um histórico de inversão com base em dados econômicos”, disse Lindsey Bell, estrategista-chefe de dinheiro e mercados da Ally Invest, em relatório. “Enquanto o Fed estiver no comando, a volatilidade provavelmente permanecerá elevada e o mercado permanecerá reacionário.”
As ações podem ficar voláteis durante toda a semana, enquanto os investidores esperam que o presidente do Fed, Jerome Powell, faça um discurso ansiosamente aguardado no simpósio anual de Jackson Hole do Fed de Kansas City na sexta-feira.
Além do mais, a próxima decisão sobre a taxa de juros do Fed não é antes de 21 de setembro. Portanto, muitos dados econômicos, incluindo o relatório de empregos e os números da inflação de agosto, estão por vir.
“Isso foi mais como uma alta em um mercado em baixa”, disse Oktay Kavrak, diretor de estratégia de produtos da Leverage Shares, sobre o que aconteceu com as ações nas últimas semanas. “A recessão ainda é um caso básico e a inflação continua teimosamente alta. Este pode ser um daqueles anos em que o mercado continua instável.”
Os investidores estão claramente fugindo de ativos mais arriscados como resultado. Ações de memes, como AMC, Bed Bath & Beyond e GameStop, estavam todas no vermelho novamente na segunda-feira, após grandes quedas no final da semana passada.
Bitcoin e outras criptomoedas também caíram nesta segunda-feira e despencaram na semana passada.