Bolsas dos EUA caem depois de Powell indicar que alta de juros não acabou
Fed aumentou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual nesta quarta-feira, mas mercado esperava que aumentos poderiam começar a perder força nos meses à frente
As ações dos Estados Unidos terminaram em forte baixa nesta quarta-feira, depois que declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, abalaram o otimismo inicial com o comunicado que aumentou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual e sinalizou que aumentos menores podem estar no horizonte.
O índice Dow Jones fechou em queda de 1,55%, a 32.147,76 pontos. O S&P 500 perdeu 2,50%, a 3.759,69 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 3,36%, a 10.524,80 pontos.
Em um pregão volátil, as ações inicialmente subiram na esteira do aumento de juros pelo Fed, o quarto dessa magnitude em meio à tentativa do banco central de domar a inflação.
Os juros básicos passaram a uma faixa entre 3,75% e 4%, mas o impacto da alta foi inicialmente abrandado por uma nova linguagem que sugere que o banco central norte-americano está atento ao efeito que suas altas da taxa de juros tiveram sobre a economia.
Os investidores esperavam um aumento de 0,75 ponto e também que o Fed sinalizasse disposição de começar a reduzir o ritmo em sua reunião de dezembro.
Powell, entretanto, afirmou que é “muito prematuro” estar pensando em pausar as altas de juros, o que derrubou as ações.
*Com Reuters