Ações da CVC, Gol e Azul despencam com temores de novo lockdown na Europa
Aumento de casos do novo coronavírus em todo o mundo leva os investidores a penalizarem papéis ligados a viagem e até commodities
O aumento de casos do novo coronavírus fez com que muitos países cogitassem a volta do fechamento de serviços não essenciais, o já famoso (e temido) lockdown. Nesta segunda-feira (21), o mundo ultrapassou a marca de 31 milhões de casos confirmados e 960 mil mortes por complicações da Covid-19, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. Com isso, o Ibovespa seguiu a tendência do cenário externo e fechou em queda nesta segunda-feira.
As ações com maior desconto são de empresas relacionadas a viagem e turismo. Os papéis da Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) recuaram 8,46% e 7,8%, respectivamente, após alguma recuperação em setembro. A CVC (CVCB3) também aparecia entre os destaques de baixa, caindo 4,4%.
“As bolsas de valores da Europa registraram forte queda, decorrente do aumento de novos casos de covid-19 na França, Espanha e Reino Unido. Outros países também estão pensando na volta do lockdown, como no caso de Israel. Este evento gera preocupação sobre a recuperação da economia mundial e bate forte nos preços das commodities hoje”, afirmam Fernando Bresciani e Pedro Galdi, especialistas da Mirae Asset.
Leia também:
Covid-19: mundo passa de 31 milhões de casos e 960 mil mortes, diz universidade
Dólar vai a R$ 5,45 e Ibovespa cai para 96 mil pontos com temor de novo lockdown
De fato, os papéis ligados a matérias-primas registraram queda. A Vale (VALE3) caiu 2,69%, Gerdau (GGBR4) recuou 1,77% e Usiminas (USIM5) teve queda de 0,55%. Até mesmo a CSN (CSNA3) que chegou a subir mais de 5% nesta segunda, com o anúncio da abertura de capital de sua unidade de mineração e com a divulgação de projeções mais positivas para Ebitda, fechou o dia no vermelho. As ações caíram 1,04%.
Petrobras (PETR3) também recuou 3,01%, acompanhando a queda dos preços do petróleo no exterior.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook