10% dos lojistas não devem reabrir em SP, por problemas financeiros, diz Alshop
O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) falou sobre expectativa da retomada das lojas e shoppings, que ocorre nesta semana em SP
O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, falou à CNN, nesta terça-feira (9), sobre a decisão de reabrir o comércio de rua já nesta quarta-feira (10) e os shoppings na quinta-feira (11), véspera do Dia dos Namorados.
“A expectativa é muito grande depois de 83 dias de fechamento. A gente já agradece ao prefeito por essa reabertura tão esperada”, disse Sahyoun.
O representante disse acreditar que das 12 mil lojas da capital paulista pelo menos 10% não devem voltar à atividade por terem tido problemas financeiros na pandemia.
Leia também:
Dia dos Namorados: 70% dos empresários esperam queda nas vendas, diz Boa Vista
Sindicatos temem por transporte e falta de testes na reabertura em SP
São Paulo registra novo recorde em número de mortes por Covid-19 em 24h
“Isso, obviamente, é uma preocupação muito grande em função de todo esse tempo em que ficamos aguardando essa reabertura”, considerou. “As empresas pequenas aguentaram 45 dias. Infelizmente, o dinheiro do governo não chegou aos bancos”, acrescentou.
Sahyoun ainda citou as mudanças feitas nos estabelecimentos para cumprir os protocolos de distanciamento social e higiene para que as atividades sejam retomadas sem contaminação.
“São protocolos extraordinários do ponto de vista de resguardar a segurança da população, que é a coisa que mais preocupou”, afirmou. “Os shoppings e os lojistas estão preparados. Trezentos deles já estão funcionando [pelo Brasil] e estão sendo elogiados pelas secretarias de Saúde”, finalizou.
(Edição: Sinara Peixoto)