Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Elon Musk ameaça tirar Tesla da Califórnia por causa de quarentena

    Empresário chama de 'ignorante' a autoridade de Saúde que controla Covid-19 no estado e disse saber como preservar funcionários após experiência em Xangai

    O empresário Elon Musk
    O empresário Elon Musk Foto: Reprodução/ Instagram

    Shannon Liao, da CNN

    A fabricante de automóveis elétricos Tesla entrou, neste sábado (10), com uma ação contra o condado de Alameda, na Califórnia, após autoridades locais negarem à empresa a permissão de reabrir sua fábrica em Fremont. 

    Em uma série de tuítes também no sábado, o CEO da Tesla, Elon Musk, ameaçou mudar a sede da empresa para o Texas ou Nevada, estados onde as regras de quarentena para conter o novo coronavírus (Covid-19) são mais brandas. 

    “A Tesla está entrando com uma ação contra o Condado de Alameda imediatamente. O “oficial Interino de Saúde” não eleito e ignorante de Alameda está agindo contrariamente ao governador, ao presidente, às nossas liberdades constitucionais e ao bom senso”, escreveu Musk.

    “Francamente, essa é a gota d’água. A Tesla agora mudará seu QG e futuros programas para o Texas ou Nevada imediatamente”, completou o empresário em seu Twitter.

    A Tesla não respondeu a um pedido para comentar o caso.

    A montadora planejava permitir que uma fração de seus operários voltasse ao trabalho na sexta-feira, mas foi avisada pelo Departamento de Saúde do Condado de Alameda que essa ação violaria as regras do condado.

    As autoridades locais, no entanto, afirmam que há negociações em curso para reabrir a fábrica. 

    “Fizemos um plano de segurança visando reabrir o local e proteger a saúde e o bem-estar dos milhares de funcionários que viajam para o trabalho na fábrica de Tesla”, afirmou o Departamento de Saúde da Alameda, em comunicado enviado à CNN.

    “A equipe da Tesla respondeu às nossas orientações e recomendações, e esperamos chegar a um acordo sobre um plano de segurança apropriado em breve”.

    O governador da Califórnia, Gavin Newsom, emitiu novas orientações na quinta-feira, permitindo que as empresas manufatureiras reabram, mas permitindo que municípios aplicassem regras mais rígidas caso não vissem viabilidade nas reaberturas. A regra de quarentena na região termina em 31 de maio.

    O Texas, por sua vez, estabeleceu uma data para os fabricantes retomarem operações limitadas em 18 de maio, enquanto Nevada permitiu que muitos varejistas e empresas não essenciais reabrissem no sábado.

    “Trabalhamos [com a Tesla], mas não fornecemos sinal verde [para a reabertura]”, disse Erica Pan, diretora de saúde do condado de Alameda, durante coletiva de imprensa de sexta-feira. “Não dissemos que é apropriado avançar.”

    O processo judicial da Tesla, aberto na noite de sábado no tribunal federal do Distrito Norte da Califórnia, pede uma liminar permanente que proíbe o condado de fazer cumprir sua ordem de quarentena. A empresa disse acreditar que está isenta de cumprir o bloqueio porque suas operações se enquadram na definição de infraestrutura crítica.

    A Tesla tem uma fábrica de baterias, chamada Gigafactory 1, em Sparks, Nevada, mas não tem estrutura no Texas. Em fevereiro, Musk fez uma enquete no Twitter perguntando a seus seguidores se deveria haver uma Gigafactory no Texas. Os resultados foram 80% positivos.

    No sábado, Musk também incentivou os acionistas da Tesla a entrar com uma ação coletiva contra o Condado de Alameda por qualquer dinheiro perdido, uma vez que os concorrentes da Tesla em outros estados poderiam retomar suas operações mais cedo. Ele disse que a Tesla deveria poder reabrir pois aprendeu a lidar com a Covid-19 por meio de sua fábrica em Xangai, na China, que atualmente é a única planta operacional da empresa em funcionamento.

    O senador republicano Ted Cruz, do Texas, tuittou no sábado: “venha para o Texas! Gostaríamos de receber a Tesla aqui. Adoramos empregos e texanos querem muito se abrir e voltar ao trabalho (mantendo a segurança e seguindo a ciência sólida). Fabricamos muitos carros e caminhões no Texas e adoraríamos fazer mais”.