Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conteúdo patrocinado:

    Conteúdo patrocinado é o espaço para as marcas se comunicarem com o público.

    CCR.

    Caminhos para a Cidadania: Instituto CCR oferece cursos EAD e materiais educativos gratuitos para professores

    O Grupo CCR acredita que, ao investir na qualificação do professor, permite mantê-lo atualizado, contribuindo para a melhoria contínua dos conteúdos ministrados em sala de aula. Com o Programa Caminhos para a Cidadania, gerenciado pelo Instituto CCR, educadores de todo o Brasil podem participar de formação continuada, totalmente gratuita, por meio de cursos e materiais pedagógicos.

    Para estarem sempre atualizados e cada vez mais próximos de seus alunos, os professores investem seu valioso tempo em formação continuada. Este processo constante de aperfeiçoamento amplia os saberes e os mantêm alinhados às novidades, que asseguram um ensino ainda mais eficiente e relevante, que contribui com a formação de nossos futuros cidadãos.

    O Programa Caminhos para a Cidadania, criado em 2002 pelo Instituto CCR, promove a formação continuada para professores em todo o Brasil, por meio de cursos EAD e diversos materiais pedagógicos, tudo gratuito.

    “Com o decorrer do tempo, o programa foi crescendo e foi acompanhando a educação, caminhando junto com as necessidades em sala de aula, para ser sempre atrativo. Hoje, traz a Cidadania como um guarda-chuva que abrange diversos outros temas, incluindo segurança e educação ambiental”, relata Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR e responsável pelo projeto.

    Modelo pedagógico do Caminhos para a Cidadania

    O programa, 100% digital e gratuito, apresenta um conjunto de recursos didáticos/pedagógicos que possibilita aos educadores, alunos e comunidade escolar promoverem atitudes e conceitos de cidadania.

    “Todos os materiais do nosso site são pautados nas 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é a base nacional curricular, o documento que rege a educação no País. Utilizamos as metodologias ativas, que tem o foco na aprendizagem baseado em projetos, nos quatro pilares de educação da Unesco e na agenda de 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ou seja, conteúdos muito atualizados para oferecer aos educadores o que há de melhor para que eles possam aplicar em sala de aula”, explica Ariane Teles.

    Caminhos para a Cidadania: Escola região – AutoBAn – MUNICÍPIO: Várzea Paulista ESCOLA.  Foto: Clóvis Ferreira/Digna

    Dentro da temática cidadania são abordados os seguintes temas: inclusão, diversidade, educação financeira, alimentação saudável, cidadania digital, direitos e deveres, bullying, cuidados com o meio ambiente e educação no trânsito.

    Segundo Daiane Cardoso da Silva, professora do Fundamental I na Escola Básica Doutor Ivo Silveira, em Santa Catarina, “a formação continuada ajuda a sair da mesmice, nos mostra outras formas de ensinar os alunos e repaginar a nossa atuação como professora.”

    Ações e Materiais Disponibilizados

    Durante todo o ano, o site do programa Caminhos para a Cidadania disponibiliza materiais temáticos, curadoria educativa, jogos educativos, webinários com temas relevantes, sugeridos pelos próprios educadores participantes, além do Concurso Cultural.

    Achei a plataforma muito interessante, tem várias dicas, aprendi muito além da minha área de atuação”, complementa a professora Daiane. A educadora do município de Paulo Lopes (SC) também foi uma das finalistas do Concurso Cultura do programa.

     

    Concurso Cultural Caminhos para a Cidadania 2023

    O concurso cultural foi criado para os professores desenvolverem projetos de cidadania que envolvam toda a comunidade escolar. Com a chance de dar vida ao projeto, o concurso tem recebido cada vez mais inscritos.

    “Neste ano, tivemos 80 projetos inscritos. Das 80 ideias, saíram 30 finalistas e desses 30 saíram 10 vencedores, professores de vários municípios. Cada um foi beneficiado com 30 mil reais em benfeitorias para a escola e uma mentoria para tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática,” comenta Ariane Teles.

     

     “É por meio de ações e projetos sociais que conquistaremos um mundo melhor. Com as crianças e o investimento na educação que chegaremos lá”, finaliza Ariane Teles.

     

    Curso EAD e com certificado

    O curso é gratuito e disponibilizado na plataforma moodle, com uma nova interface e um sistema mais intuitivo, projetado para oferecer um melhor aprendizado para educadores de todo o Brasil, de forma gratuita. Para se inscrever é necessário acessar o site do Caminhos para a Cidadania (www.caminhosparaacidadania.com.br). No site, selecionar a aba “Área do Educador”, clicar em “Curso” e preencher as informações solicitadas no formulário. São abordados no curso: relação entre a alfabetização e cidadania, por meio da compreensão de contexto, e o desenvolvimento de projetos de incentivo à leitura e à escrita. O curso oferece certificado.

    Para conhecer mais sobre o Caminhos para a Cidadania e outras ações do Instituto CCR, acesse o site: institutoccr.com.br.

     

     

     

     

     

    A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

    Tópicos