Aumento de carros híbridos estimula oferta de lubrificantes premium
Atenta ao crescimento do mercado, a Vibra lança os novos Lubrax Supera Premium, desenvolvidos especialmente para os veículos que combinam motores a combustão e elétricos.
Entre dezembro de 2022 e julho de 2023 o número de veículos híbridos cresceu de 83.952 para 106.346 unidades, uma alta de aproximadamente 26,62%, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), compilados pela NeoCharge.
E as perspectivas para os próximos anos são bastante otimistas. O estudo “Demanda de Energia para Veículos Leves 2022”, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério das Minas e Energia, projeta uma participação 3,6 vezes maior de carros híbridos (convencionais e plugáveis) na frota brasileira até 2032.
De olho nessa demanda, Lubrax, marca de óleo lubrificante da Vibra, vem ampliando a linha Supera e acaba de lançar os novos Lubrax Supera Premium, produtos desenvolvidos especialmente para os veículos que combinam motores a combustão e elétricos.
Com tecnologia aprovada pelas principais montadoras do mercado, os novos lubrificantes chegam nas viscosidades 0W-20 e 5W-30, formulados com básicos sintéticos premium e aditivos de alta performance.
“Carros híbridos demandam lubrificantes específicos, ou iguais aos de veículos a combustão, mas com diferentes pacotes de aditivos. Já os elétricos precisam de soluções de lubrificação diferentes. Queríamos trazer um produto de máxima performance, que promovesse redução de emissão de poluentes, que proporcionasse uma eficiente limpeza dos componentes do motor e redução no consumo de combustível. Conseguimos isso com o Lubrax Supera Premium”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios, produtos e marketing da Vibra.
Lubrificantes de alta performance
Os lubrificantes Lubrax Supera Premium 0W-20 e 5W30 são óleos lubrificantes sintéticos premium de última geração que oferecem desempenho superior ao exigido pelas principais montadoras. Proporcionam máxima performance para os mais modernos motores automotivos movidos a gasolina, etanol, flex, GNV e também recomendado para veículos híbridos.
Também proporcionam ótima redução no consumo de combustível, que pode ser superior a 4%, de acordo com os resultados de teste de Economia de Combustível da API Seq VI E, e oferecem proteção acima de 49% contra o desgaste no trem de válvulas de acordo com os resultados de teste de Controle do Desgaste da API Seq IVB.
Tecnologia de ponta
Líder de mercado, Lubrax investiu em tecnologia e inovação na concepção dos novos lubrificantes Lubrax Supera Premium. Foram 8 etapas apenas no processo de composição e formulação, a criação envolveu ainda:
+ de 15 mil horas de pesquisa e desenvolvimento de fórmulas em laboratórios tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
O desenvolvimento de + de 12 fórmulas até se encontrar as melhores opções.
+ de 5 mil horas de testes de campo.
+ de 1 mil horas de testes de desempenho em motores.
“No desenvolvimento desta nova linha fomos em busca do melhor parceiro tecnológico. Tínhamos a demanda de encontrar o mix de aditivos que atendessem às nossas necessidades dentro do contexto climático e de severidade da realidade brasileira. Nosso objetivo é levar sempre as melhores soluções para os nossos clientes”, completa Vanessa.
Um olhar para o amanhã
Ciente de que o futuro do setor de lubrificantes passa pela composição de soluções com energias limpas, adoção de novos componentes, preocupação com a maior eficiência dos produtos e, ao mesmo tempo, a menor emissões de gases poluentes, a Vibra vem investindo em tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que atendam tanto às atualizações dos motores quanto às demandas do mercado.
Para tanto, conta com um dos principais laboratórios da América Latina, onde trabalham cerca de 50 profissionais, entre eles 10 especialistas focados especificamente em inovação e na busca por soluções e desenvolvimento de produtos de alta tecnologia. Tudo isso para satisfazer às mais exigentes especificações do segmento.
“Nosso caminho vai na direção de disponibilizar lubrificantes com aprovações, que atendam às regulamentações ambientais e que sejam capazes de oferecer mais autonomia ao motor, além de alongar os prazos para necessidade de manutenção. Os novos motores exigem mais performance dos lubrificantes para que possam atender limites ambientais cada vez mais rigorosos”, analisa a executiva.
Além de produtos para veículos leves como automóveis e motos, Lubrax, que é a marca de lubrificantes mais lembrada e vendida do país, possui em seu portfólio produtos que contemplam os mais diversos segmentos, como o agrícola, veículos pesados como caminhões e ônibus, além de industriais, ferroviários e marítimos, sendo a única marca 100% brasileira. A companhia pensa e desenvolve produtos específicos para as condições das estradas e combustíveis que abastecem a frota circulante no país, com características totalmente distintas de outros países. O maior diferencial de Lubrax é a capacidade e agilidade em adequar formulações para a realidade e condições climáticas do Brasil. A companhia trabalha em projetos junto aos clientes para conhecer melhor suas operações e assim selecionar e até mesmo propor melhores formulações para condições específicas.
“Quando o Brasil vai em frente, ele vem de Vibra”
Com mais de 50 anos de mercado e líder no segmento de distribuição de combustíveis e de lubrificantes do Brasil, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor.
Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina, localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde é produzida a linha completa, composta por mais 130 famílias de produtos para os segmentos automotivos, industriais, embarcações, ferroviários, entre outros.
No mercado automotivo, a companhia detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+.
Por meio de sua estrutura logística a Vibra está presente em todas as regiões do país, através de um portfólio com mais de 18 mil grandes clientes corporativos dos mais variados segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.
Com a marca BR Aviation, a empresa é líder do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros.
Em constante evolução, a companhia já investiu em torno de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt.
Graças a essas estratégias, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante para que se alcance a tão necessária transição energética. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.