LATAM impulsiona a economia circular e traz benefícios socioambientais
LATAM doa 10 toneladas de uniformes usados que foram transformados em novos produtos por meio do processo de Upcycling (reutilização criativa). Com isso, empodera mais de 3 mil mulheres de 14 associações comunitárias e reafirma o compromisso de gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Consciente de seu papel em promover a sustentabilidade, a LATAM assumiu compromissos, dentro do Pilar Economia Circular, em ser uma empresa zero plásticos de uso único até 2023 e zero resíduos para aterros sanitários até 2027.
Ser parte da solução é promover mudanças, é fazer parte da evolução que transforma a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. É viabilizar a transição da economia linear – baseada em extrair, produzir e descartar – para a economia circular, que promove o reaproveitamento e práticas sustentáveis que trazem impactos positivos significativos para a sociedade e o meio ambiente.
Desde janeiro deste ano, a LATAM firmou uma parceria com a Revoada, um negócio de impacto social, no Rio Grande do Sul, especializada em reutilização criativa (Upcycling).
Com a doação de 10 toneladas de uniformes usados, a Revoada deu uma nova vida para estes materiais, transformando-os em novos produtos, como shoulder bags e cases de escritório. Além de doar a matéria-prima, a LATAM encomendou a produção de 1 mil brindes corporativos para uso da própria companhia, e parte deles foram distribuídos para os clientes durante o Rock in Rio.
Essa iniciativa se conecta à estratégia de negócio da LATAM, que é amparada pelo Plano de Sustentabilidade, que além da Criação de Valor Compartilhado, tem como pilar, também, a Economia Circular. E essa iniciativa atende a esses dois compromissos.
Tão importante quanto reutilizar materiais para impulsionar a moda sustentável e preservar o meio ambiente, é gerar emprego e renda para mais de 3 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, 14 associações comunitárias estão envolvidas neste projeto, que desempenha um papel importantíssimo na promoção do empoderamento feminino e resgate da autoestima.
“Estamos muito felizes com esta parceria com a LATAM. O projeto de reinvenção dos uniformes está impactando positivamente o meio ambiente e a vida de muitas pessoas, sobretudo mulheres, que estão tendo a oportunidade de trabalhar no projeto e gerar renda para suas famílias. Acreditamos muito na inteligência sustentável e no poder do trabalho em rede, onde todos ganham e juntos solucionamos grandes desafios. A Revoada tem orgulho em fazer parte desta jornada da LATAM rumo à sustentabilidade e à economia circular”, destaca Itiana Pasetti, Sócia-Fundadora da Revoada.
Em breve, a LATAM doará outro lote com mais de 15 toneladas de uniformes usados para dar sequência a este importante projeto de transformação social.
“Com isso, daremos continuidade a este projeto que está alinhado com os nossos compromissos de promover uma economia circular mais inclusiva, estimulando a empregabilidade e, consequentemente, a autonomia financeira de mulheres em situação vulnerável. A parceria com a Revoada está possibilitando concretizar frentes importantes que defendemos e apoiamos, como a inclusão e o empoderamento da mulher no papel de líder de projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas da sociedade”, ressalta Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.
Fazer parte da transição da economia linear para a economia circular traz benefícios em todos os âmbitos, como a preservação ambiental, geração de renda e a criação de novos modelos de negócios.
Fomentar a transformação das pessoas, dos espaços e dos processos por meio de projetos como este, é reforçar o compromisso da LATAM com o desenvolvimento sustentável.
A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.