Análise: Candidato de Lira vence com folga o de Renan Calheiros em Maceió
Apoiado pelo presidente da Câmara, JHC foi reeleito com 88,25% dos votos; Rafael Brito (MDB) ficou na segunda colocação, com 12,74% dos votos
Protagonizando uma disputa municipal com ares de embate nacional, Arthur Lira (PP-AL) e Renan Calheiros (MDB-AL) se enfrentaram eleitoralmente no berço político de ambos — e Lira sagrou-se um retumbante vencedor.
Apoiado pelo atual presidente da Câmara, o prefeito João Henrique Caldas (PL), o JHC, foi reeleito com folga no primeiro turno na capital de Alagoas, Maceió.
JHC foi reeleito com 88,25% dos votos. Rafael Brito (MDB) ficou na segunda colocação, com 12,74% dos votos.
Nas últimas eleições, em 2020, JHC foi eleito pelo PSB, sigla do atual vice-presidente Geraldo Alckmin. Em 2022, deu uma guinada e se filiou ao PL, de Jair Bolsonaro, apoiando a candidatura do ex-capitão à presidência da República.
Às vésperas da corrida eleitoral, Lira e Calheiros protagonizaram uma guerra fria, que tinha como pano de fundo os desastres ambientais decorrentes da exploração de sal-gema em Maceió.
Renan criticava o acordo de indenização de R$ 1,7 bilhão firmado entre a Braskem, empresa responsável pela exploração, e a prefeitura de JHC.
Em meio à disputa entre os dois caciques alagoanos, Renan patrocinou a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a atuação da petroquímica na capital alagoana, que teve fim em maio — a meses da corrida eleitoral.
Apesar do imbroglio, JHC sagrou-se vencedor na queda de braço com Brito — e Lira venceu por boa margem o candidato de Renan Calheiros.
Cinco partidos não elegeram prefeitos no 1º turno; saiba quais